sexta-feira, junho 11, 2004

SORTIDO FINO I

“O gosto do antigo é característico de transcender a dimensão do sucesso económico, de consagrar num signo simbólico, culturalizado e redundante, um sucesso social ou uma posição privilegiada. O antigo representa, entre outras coisas, o sucesso social que procura uma legitimidade, uma hereditariedade, uma sanção nobre�.
Jean Baudrillard (1976)

“Sob o signo do nacionalismo, liberdade e autodeterminação política significam duas coisas: soberania popular de cidadãos com iguais direitos e autoafirmação em termos de política de poder da nação que se tornou soberana. Na solidariedade internacional com os oprimidos, começando pelo entusiasmo dos princípios do século XIX pelos gregos e polacos até ao culto dos heróis e o turismo revolucionário dos nossos dias (China, Vietname, Cuba, Portugal, Nicarágua), reflecte-se o primeiro elemento. O outro torna-se patente nas imagens estereotipadas do inimigo�.
Jürgen Habermas (1988)

O alemão estava a pensar, naturalmente, no tempo em que fazíamos turismo cá dentro, espantados com tantas sanções nobres indo-portuguesas. E na tradição pluricontinental do nosso país, então sim, estávamos justamente acompanhados…

Posted by Gabi

3 comentários:

oliveirinha disse...

Gabi muito obrigado pelo teu contributo. A gerência agradece!!

Anónimo disse...

De nada: até porque o contributo é das duas melgas filosofantes, não é meu! Gabi.

oliveirinha disse...

Aí aí a modéstia é tão encantadora Gabi!!! A primavera a primavera ehehehe!! Está muito bem Gabi