terça-feira, junho 22, 2004

A experiência do elogio

- Pessoas como a menina são uma raridade na rua!

Quando o Sr. Carlos, de barba rija comprida e de olhar penetrante, sai do comboio e desce a avenida, carregado de sacos de mercadoria,com o seu sotaque à moda do Porto, vem sempre saber se queremos alguma coisa, a sua conversa favorita no harém, entre a tipica conversa do puerto , a selecçon e os morcões da sociedade. E lá vai vendendo umas camisolas e relógios,está com pouco trabalho mas incrivelmente feliz e fá-lo pelos seus filhos..

- Estou atarefada também, homem, não está a ver? Não estou a sorrir, o senhor está a ver? Vá-se embora!(diz o meu eco dentro de mim -espero que não se tenha ouvido...)

-A sério! pessoas como a menina, é uma raridade encontrar na rua!

Como disse? este elogio fez-me levantar a cabeça e não esconder o embaraço que me fez sentir, no meio de gargalhadas soltas dos colegas. Não gosto de elogios, elogios são vendas de palavras que ponho de parte numa arrecadação. Se calhar, ficava bem dizer um agradecimento, não mereço, nem encontro palavras.

-se calhar não devia sair mesmo à rua( ups, desta vez é que falei mesmo!- e sorri verdadeiramente)Agora é que lhe tenho de comprar um lenço com a bandeira de Portugal....

Mas mesmo sendo o sr. Carlos a dizer estas palavras, fico com uma estranha sensação, quando está a passar,

ai se ele cai, vai- se partir, meu coração, vai- se partir

que ouvi murmurar que sou unica, espécie rara na natureza, num estado passado. E o passado regressou no meio da saudade, tão rara e tão fatal.Ele vai partir....Alguém, sem saber o significado, procurou os defeitos e não as qualidades...isso é que eu ponho à experiência num elogio.

Meu coração, vai partir ao cair, ao ser esmagado por um elogio simples de um homem sem saber fez-me incrivelmente feliz, sem querer saber se a sinceridade é para aqui chamada. Vou estar saudosa por mais uns intantes, saborear o cheiro de lenço com a bandeira de Portugal.

Postado por Joaninha

Obrigado pelo contributo bem haja

Sem comentários: