terça-feira, junho 08, 2004

Raça um conceito social!!

Há uns anos atrás tive uma discussão acalorada com um amigo meu acerca do conceito de Raça Humana. Tentei por várias estratégias demonstrar-lhe que, o conceito de raça humana, existe apenas num contexto social discriminatório. Apesar de diferenças físicas evidentes entre vários membros da raça humana, científicamente, não se pode utilizar o termo de raças humanas, visto que, a diferença genética entre todos nós humanos é mínima e tão díspar, mesmo entre membros da raça humana que partilham características comuns, que dificilmente se consegue distinguir genéticamente um indivíduo de outro mesmo partilhando características físicas comuns.Assim sendo, o termo Racismo assume um carácter sociológico e tem repercussões mais vastas e intricadas do que aquilo que vulgo se conhece.
O racismo, tendo em conta que pertencemos todos à mesma raça humana, assume contornos mais vastos do que aquilo que pensamos. Discriminação é, de todos os termos, o que melhor se enquadra num espectro de violência entre culturas e ou de exclusão de minorias étnicas.
Racismo é acima de tudo intolerância, não somente em relação a aqueles que não têem as mesmas características físicas, mas também em relação a sexualidade, pensamento, opções religiosas e em suma todos os estigmas e preconceitos. É importante referir que, num sentido lato, a discriminação, visível ou politicamente correcta, baseada na diferença de opiniões ou modo de vida é Racismo.
Em suma, temos que ter consciência que a tolerância não é aceitação incondicional, mas sim, respeito, coabitação e partilha. É difícil apartarmo-nos do velho conceito de Racismo, e o termo é, subeijamente negativo mas, existe. Não se pretende uma autoespiação dos pecados mas sim uma reaprendizagem de conceitos e formas de estar na vida. A Tolerância é partilha, aprendizagem e não condescendência.

2 comentários:

oliveirinha disse...

A xenofobia é uma forma de discriminação e precisamente o que se pretende fazer entender aqui neste post é que o termo racismo não pode ser utilizado apenas quando se verifica uma discriminação baseada exclusivamente em diferenças de cor de Pele. Quanto ao qe será necessário para reaprendermos todos esse conceitos, pessoalmente penso que, passa essencialmente por uma espécie de culto pelo respeito indivíduo. A pós modernidade tem vindo a criar guettos individuais de uma luz fosca e redutora personificada no radicalismo por várias causas díspares entre si e alheiadas de conteúdo fundamentado, que prolifera nas urbes.

oliveirinha disse...

Antes que me esqueça!!! quando é que reaprendemos estes novos conceitos, ou melhor, esta recdontextualização destes conceitos? Joaninha isso depende de cada um de nós está na nossa mão!