quarta-feira, setembro 01, 2004

Cores

Ouvi de alguém uma expressão que caracteriza bem o que são os fundamentalistas islâmicos que cometem os actos de terrorismo. Isolada que seria a pertinência da causa que advogam, que em muitos casos é justa, os seus métodos pelo contrário não o são. A forma indiscriminada com que eles escolhem os alvos pode parecer à primeira vista completamente injusta mas, bem vista as coisas e de uma forma fria, este critério também é igualmente injusta por parte daqueles que alegam pertencer ao eixo do bem. Cerca de 12000 civis mortos, supostamente para sua libertação e daqueles que conseguiram escapar, no Iraque não confere uma lógica tão diferente, por irracional, da lógica da colocação de bombas que ferem e matam civis inocentes nos atentados bombistas a que, infelizmente, estamos habituados a ver.
Por vezes é muito difícil sentir na pele o que é a privação, discriminação e a luta por uma nação auto determinada quando estamos algures em casa num país em paz. Sabemos mas não ligamos que, por exemplo, na Palestina, há milhares de palestinianos desalojados e despojados de suas terras ancestrais para que o Estado de Israel possa lá colocar 300 ou 400 colonos fanáticos. Também sabemos que enviar um bombista suicida para perpetrar um atentado em que morrem, invariavelmente, pessoas inocentes é desumano. No entanto, sem que isso seja uma justificação por que não o é, não fazemos uma ideia do que é viver num campo de refugiados apinhado de gente sem condições de vida.
As causas existem e todas elas têem mais ou menos validade, no entanto, quando estas se fazem acompanhar de métodos terroristas para levar as suas causas a bom porto, estas, perdem toda e qualquer validade e justificação. Anteriormente referi que tinha ouvido de alguém uma expressão que caracterizava os terroristas. A expressão foi utilizada por Miguel Sousa Tavares que dizia que estes terroristas são os fascistas verdes. Concordo com isso o que Miguel Sousa Tavares disse mas, se esses são fascistas verdes, de que cor são os fascistas que estão a edificar um muro vergonhoso em Israel, ou então, os que mataram até agora mais de 20000 civis inocentes no Iraque?

Sem comentários: