segunda-feira, setembro 06, 2004

Moral de trazer por casa

Por Portugal a fora percorre uma espécie de cadeia de favores que, na verdade absoluta, não é bem de favores mas sim de irresponsabilidade. Todos se queixam de algo ou alguém que prevarica e que fura o sistema e, ao mesmo tempo, furam o sistema porque, e aqui está a tal cadeia, alguém com suposta maior gravidade moral, deveria dar o exemplo mas não dá, e como tal, mais ninguém se sente na obrigação de dar o exemplo. Isto aplica-se às autoridades que zelam pela nossa, relativa, segurança com uma moral do tipo faz o que te digo mas não faças o que eu faço.
Em conversa com um conhecido meu, que por acaso até é agente da autoridade, disse-me que tinha um colega do serviço dele que tinha em casa uma espécie de iguana rara da qual se contam apenas 5 pessoas em Portugal que as têem em casa. Para além do gáudio que me pareceu que o colega deste meu conhecido tinha pelo facto de ter em casa uma espécie rara, ainda nos gracejou com uma moralzinha engraçada. Ao que parece, a biodiversidade do nosso planeta deverá estar grata porque há indivíduos, como ele, que preservam em casa, espécies em vias de extinção, evitando assim, que estes especímenes sejam mortos por caçadores furtivos. Como é claro a discussão começou por ser aflorada com conceitos como por exemplo: Quem é que deveria dar o exemplo? Resposta: “ e o que é que isso tem a ver? até há gajos que têem leões em casa!� quanto a este tipo de argumentação nada mais há a dizer senão batatas.
A discussão, saudável entenda-se, por causa da iguana fez-me lembrar um episódio da minha vida. Um certo dia fui apanhado na ramona por não ter elementos de identificação. Na altura quando entrei num Bar para beber um café, apareceu a polícia estilo Hollywood a mandar todos ficarem nos respectivos lugares e a colocarem as mãos no ar. Nisto, os que tinham estupefacientes arremessaram-nos para o chão mas, como tinham B.I. não foram levados na ramona para identificação, eu que até nem tinha nada para arremessar a não ser um ou dois bófias que me estavam a irritar com aquela cena hollywoodesca, fui com a ramona porque não tinha o meu B.I. comigo. Quando cheguei à esquadra até que não foi nada mau, estavam a assar frango e beber umas minis que me souberam que nem gingas. Isto tudo para dizer que vale a pena prevaricar quando as nossas autoridades levam de tão ânimo leve estas situações que, por vezes, ainda poderá ser, mas não deve, pensar-se até que ponto será ou não lícito prevaricar. No entanto, isto é estar a alimentar a tal cadeia que assim nunca parará.

Sem comentários: