domingo, setembro 12, 2004

É fogo que arde sem se ver

Arde em Portugal, desde há muito tempo, um fogo descontrolado sem perspectivas de ser extinto nos tempos mais próximos. A velha batalha sobre quem é que poderá ter mais culpas no cartório, e neste caso refiro-me à baixa produtividade que se verifica nos vários sectores da vida económica portuguesa, veio novamente à baila com as declarações de Pedro Santana Lopes a propósito dos aumentos de salários para o próximo ano. Este anunciou que só eram possíveis com um aumento de produtividade por parte dos trabalhadores portugueses. Desnecessário será dizer que os aumentos salariais em 2005 serão obviamente baixos e muito áquem de que seria minimamente exigível.
É muito demagógico falar-se nas causas da baixa produtividade em Portugal, apontando os trabalhadores portugueses como fonte inesgotável de causas e razões para explicar tudo o que vai mal. Quando em Portugal se verifica que a esmagadora maioria das empresas utilizam ainda tecnologia atrasada com vista a conseguirem ser competitivas, até ver, pelo binómio produção/salários baixos, não é de espantar que a produtividade média dos trabalhadores portugueses seja baixa comparativamente com a de outros países. Em vez disso, pretende-se um esforço adicional aos trabalhadores portugueses, mesmo sabendo de antemão, que estes não têem nos seus postos de trabalho, acesso a tecnologia nem condições de trabalho que lhes permitam fazer face à produtividade registada noutros países europeus. Pelo que o Primeiro-ministro disse, parece, que o nosso tecido empresarial está acima de qualquer mácula, que tudo está bem, o problema está nos trabalhadores que são calões. A direita tem vindo a presentear-nos com este tipo de considerações ao longo do tempo e nada mais seria de prever com este governo conservador que temos actualmente em Portugal.
A questão acerca da produtividade é complexa quanto é complexo haver um cálculo da produtividade mas apesar disso, temos que nos render à realidade e verificar que efectivamente não somos eficientes. O cerne da questão está no modelo económico vigente e as razões conjecturais que se verificam são muitas e variadas. Não posso aceitar qualquer das vias que se escolha um bode expiatório para exorcizar o problema, porque, bem vistas as coisas, não temos um bode mas sim um rebanho inteiro a balir. O governo, a Administração Pública, os trabalhadores em Portugal, todos estes fazem parte e são a causa do mesmo problema, a falta de produtividade do país. É certo que temos que alterar a atitude para com o trabalho do trabalhador médio português mas antes, temos alterar drasticamente, as condições de trabalho deste trabalhador médio. A solução viável, é de compromisso e doutra forma não o poderia ser. Portanto, aos partidários santanistas e aos sindicatos, abram os olhos para a verdadeira questão e lutem todos pelo mesmo. Premeia-se a produtividade, a organização e as condições de trabalho e, acima de tudo, que o Estado dê o exemplo que não tem estado a dar até ao momento e decida-se a efectivamente trabalhar eficientemente. Por fim gostaria de dizer ao Primeiro-ministro, como trabalhador que sou, que calão não sou mas sim muito digno e apreciado eu e todos os trabalhadores portugueses em países onde as coisas estão organizadas, a começar pelo Governo. Se o Santana Lopes tivesse que abrir valas com um colher, fazendo o paralelismo com a falta de meios de produção eficazes para garantir a tal produtividade, a ganhar 400 € por mês, não diria o que diz e tinha, concerteza, um pingo de vergonha na cara.


3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.