Durante todo o meu percurso escolar sobrevivi a dezenas de reformas curriculares que, em comum, tinham todas o condão de serem aquelas as que iriam de uma vez por todas pôr a educação neste paÃs como deve de ser. Creio não ser necessário dizer que, obviamente, nenhuma delas foi a solução para todos os males que assolavam e assolam a nossa educação. No entanto, há mÃnimos que têem que ser cumpridos caso contrário estaremos ainda mais devotados ao insucesso como nação. Sempre ouvi os debates acerca da educação, aliás, sobre o estado da educação em Portugal e todos eles contaram com a participação de inúmeros engenheiros e doutores da educação ficando as propostas concretas pelos desenhos pitagóricos que estes desenharam. Cada qual aponta um aspecto negativo acerca do ensino em Portugal e, todos quase sem excepção, apontam esse motivo como o cerne da questão. A questão é profunda e intrincada numa série de factores que pesam e que têem que ser tidos em conta e não ignorados.
Como é possÃvel ter um ensino de qualidade com todas estas confusões e barafundas na colocação dos professores? Como é que se planifica e se implementam estratégias? È necessário haver um conhecimento profundo da comunidade escolar onde se vai leccionar, só dessa forma é possÃvel ir de encontro com as necessidades dos alunos e motivá-los para a escola. O acompanhamento de uma comunidade escolar pressupõe uma continuidade que os professores actualmente não conseguem ter porque, nuns casos não estão sempre na mesma escola, ou então, porque os que lá estão na mesma escola sempre, e salvo as raras e honrosas excepções, estão-se marimbando para esse trabalho. A precariedade do trabalho dos professores contratados não contribui em nada para a melhoria desejada da qualidade de ensino neste paÃs.
Uma questão que paira como uma nuvem negra sobre o ensino em Portugal é o facto de em Portugal se gastar mais dinheiro na Educação do que em muitos outros paÃses da Europa, levando logicamente à questão de saber para onde é que vai o dinheiro? Para pagar a empresas privadas como a que fez o programa informático de colocações de professores este ano e que resultou numa borrada em três actos? Assim não vamos a lado algum concerteza.
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