segunda-feira, dezembro 20, 2004

Rasteiro

Hoje tive a oportunidade de vislumbrar o que será a campanha do PSD para as próximas legislativas e posso-vos dizer que, nem eu, quando militava no 8º ano do liceu, era capaz de fazer tamanha infantilidade. Longe de qualquer tentativa para promover a discussão ou o debate de ideias ou projectos para o país, Santana Lopes, preferiu a crítica pessoal, a rasteira, o escárnio e maldizer que tão bem condizem com criança que ele é. Parece que Santana Lopes pretende fazer uma cópia do que é uma campanha política Norte-Americana com o insulto fácil e rasteiro aos outros candidatos. Nada em espanta no Santana Lopes e para ser sincero, já esperava este tipo de campanha do único homem, em Portugal, que ainda não compreendeu porque é que o Presidente da República dissolveu o parlamento. No Correio da Manhã, esse pasquim tão bem condizente com o tipo de lixo que Santana Lopes diz e faz, publicou imagens do que serão os tempos de antena do PSD até às Legislativas e digo-vos que a Quinta das Celebridades, comparado com isto, tem infinito bom gosto.
Sem querer generalizar, desde o tempo do liceu que criei muita resistência ao protótipo do laranjinha. Sempre achei esse tipo de pessoa muito distante de mim por dar ênfase a aspectos da vida que a mim não fazem muito sentido. Sempre os tive como indivíduos que prezam muito a criação de uma imagem que, na maior parte dos casos, é distante da real imagem deles. Sempre me fez confusão a uniformização das pessoas, ou seja, todos vestirem um mesmo tipo de vestuário para identificação de um grupo qualquer. Actualmente, o protótipo dos laranjinhas de cabelo nos olhos, fralda de fora e sapatinho de vela faz-me confusão pelo manifesto mau gosto no corte de cabelo e vestuário, já para não falar no pormenor que é o facto de, numa multidão, quase não se conseguir distinguir uns dos outros. Para quando o despertar dessa gente para aquilo que é óbvio? Têm que ganhar a vida e lutar por ela. Esquemas já não podem dar mais.
Um amigo meu referia num dia destes um aspecto interessante acerca da política nacional. O visual dos nossos políticos, em especial, daqueles que ocupam, até Fevereiro pelo menos, o poder. Aonde é que já se viu um fato azul-escuro com gravata amarela e camisa azul com gola amarela? Não têm olhos na cara? Que políticos cinzentões que nós temos.
Outro aspecto que me faz gostar cada vez menos destes tipos da Direita é a peseudo-especialização que estes reclamam possuír para poderem tomar as decisões sem arcar com as consequências.
Governo de Direita? Adeus ou vai-te embora!

Sem comentários: