sexta-feira, dezembro 10, 2004

Europa

O Serôdio despoletou uma questão bastante pertinente num comentário que fez a propósito do Post intitulado “�frica�. A questão que levantou foi bastante pertinente quando é, pertinente também, o futuro referendo que irá ser realizado a propósito da Constituição Europeia e o que isso envolverá no desenrolar das políticas comunitárias e seu reflexo nas várias políticas nacionais. Quando referi a questão do conceito neo-clássico de nação como pilar vertical de uma política colonialista dos países europeus em �frica, este, de certa forma, aplica-se também nas movimentações internas, na Comunidade Europeia, quando se negoceia quotas pesqueiras. Não que se pretenda com este post fundamentar uma ou outra posição acerca das pescas,no entanto, é curioso verificar como o mesmo conceito neo-clássico de nação é utilizado qual raminho de salsa num cozinhado de cada um dos países comunitários.
Quando penso acerca da União Europeia, vejo algo muito mais vasto do que a mera associação de vários países unidos por um ideal comunitário. As velhas concepções neo-clássicas de nação diluíram-se por assim dizer em prol do bem comunitário num plano meramente ideológico. Isso não se verifica no plano prático, pois, o que se verifica é um constante debitar de discursos europeístas de índole comunitário e nos bastidores uma praxis política de mais profundo nacionalismo e interesse umbilical de cada nação que compõe a União Europeia. A questão é tão importante quanto é o referendo que se vai realizar acerca da Constituição Europeia. Sabendo de antemão que, os países mais industrializados e mais populosos, irão, concerteza, continuar com um discurso comunitário e por detrás a efectuar imposições de exigências meramente nacionalistas que irão beneficiar a eles em primeira mão, resta saber, para nós Portugueses, se a questão da maioria qualificada irá beneficiar Portugal e os restantes países mais pequenos e populosos. Volto a questionar a forma como a pergunta do referendo foi colocada. Não concordo com a maioria qualificada, no entanto, concordo com a existência de uma Constituição Europeia. Quanto ao texto da Constituição, tenho sérias reservas quanto a este mas, como tudo na vida ou quase, pode ser emendado.
Uma particularidade da União Europeia que me seduziu foi a possibilidade de se criar um bloco que pudesse fazer frente aos EUA, não que, com isso, pretendesse que a União Europeia tivesse uma posição hegemónica e neo-colonialistas como os EUA têm actualmente. Pretendia que fossemos um barómetro, um ponto de referência e aproveitássemos a imensa cultura europeia, tão impregnada de culturas não-europeias, uma riqueza incalculável, fosse por assim dizer o ponto de referência com as devidas reservas e respeito pela diversidade cultural mundial. Com as movimentações que tenho observado ultimamente, temo, que a União Europeia seja, cada vez mais, um mito. Urge mudar muita coisa na União Europeia.

Sem comentários: