quinta-feira, dezembro 02, 2004

Desgoverno para a Rua!

Acordei ontem com uma curiosidade enorme em saber qual teria sido a reacção da imprensa nacional sobre a Dissolução do parlamento Português. Nada, nada de nada, percorri vários jornais internacionais e nenhum deles faz sequer menção ao sucedido ontem. Que Portugal assume uma importância muito relativa no panorama Internacional já se sabia mas, a dissolução de um Parlamento, seja lá onde for, é notícia sempre. Os destaques foram ganhos pela mega-greve na Itália e Portugal nada. Será que de alguma forma o que sucedeu hoje não tem relevância alguma por se estar à espera à muito tempo? Nem mesmo com um presidente português da União Europeia? Daqui podemos ver o quanto o nosso país perdeu em projecção e, de certa forma, credibilidade aos olhos dos observadores internacionais.
Passando para um outro ponto, de suma importância, e que tem a ver com a leitura que faço desta situação em que nos encontramos, devo dizer que fiquei satisfeito com a decisão do presidente da República e com o facto de se aproximar, com as eleições, um momento de levantamento do ânimo geral do país. Esta situação porém traz em anexo outras questões importantes que implicam alguns problemas. O Desgoverno, ainda em funções, fazendo apanágio da sua forma de despolítica, fará concerteza ainda muitos estragos até às eleições. É altura de engordar os sacos azuis antes que seja tarde, e também, inaugurar muitas obras de fachada para as eleições autárquicas e legislativas que se aproximam. Com isto, o futuro governo terá problemas adicionais para governar. A grande expectativa estará no que os partidos a concurso apresentarão ao país. Logo veremos, creio que seja esta a última hipótese para qualquer governo demonstrar que afinal pode-se fazer política seriamente em Portugal, e que, no fundo, ainda há esperança.
Quanto à actuação Presidente da República, devo dizer que continuo a achar que este errou ao dar o Poder, de uma forma dinástica, a uma coligação descoligante e enferma em projecto e capacidade de governação. Perdemos 4 meses que, infelizmente, se revelaram como se de 4 anos se tratassem.

Sem comentários: