quarta-feira, dezembro 22, 2004

Entrevistas


Muitos já foram entrevistados para um emprego a que concorreram. Do outro lado, encontraram um indivíduo a colocar questões, por vezes, algo estranhas. Eu fui um desses indivíduos, ou seja, um entrevistador. Durante 3 anos percorri Portugal de lés a lés a fazer entrevistas a candidatos a um emprego. Foi, sem dúvida, uma experiência muito gratificante para mim apesar dos senãos que esta profissão tem. Falei com milhares de pessoas e colhi as impressões, possíveis, que uma entrevista de 30 a 60 minutos poderá oferecer. No entanto, conheci muitos outros colegas de profissão, na altura, e apercebi-me do lado menos bom da profissão. Fiquei impressionado com um certo prazer, quase sórdido, de alguns colegas meus em “entalarem� os candidatos com questões que, por vezes, fugiam um pouco do âmbito daquilo que se pretendia fazer. Sempre encarei uma entrevista com todo o respeito que o acto merece e também, não podemos esquecer, o respeito que qualquer pessoa merece. Incoerências são muito fáceis de encontrar em qualquer pessoa, e é fácil também, chegar a um ponto em que fazes com que um entrevistado(a) fique encurralado(a). No entanto, o que se consegue aferir disso? Pouco, muito pouco, apenas que o entrevistador(a) é um(a) idiota. Outro aspecto que me marcou e que, de certa forma, fez com que eu colocasse de lado, por uns tempos, o recrutamento e selecção de pessoal tem a ver com o acesso que certas pessoas têm a dados recolhidos nas entrevistas.
Outro aspecto que contra o qual eu me insurgo é o preconceito. Muitos entrevistadores procuram candidatos à sua imagem e semelhança e dessa forma, passam ao lado de bons profissionais por causa disso. Uma vez entrevistei um indivíduo para programador de software vestido estilo Dead Kennedys e os respectivos brincos e tachas e sei lá mais o quê. Se eu fosse entrar no preconceito básico de outros entrevistadores, teria passado ao lado de um grande profissional, dos melhores de Portugal.

Sem comentários: