segunda-feira, dezembro 13, 2004

Conversas

Sempre tive como princípio básico evitar certas e determinadas conversas que, essencialmente, não envolvem ideias mas sim convicções estritamente pessoais. Debater temas religiosos, por exemplo, não o faço muito facilmente pois chega-se sempre a um porto franco em que as ideias têm passaporte e a tipificação, fácil, das pessoas, consoante as suas ideias, nem sempre produz resultados muito favoráveis, pelo contrário. No entanto, há conversas acerca de temas aparentemente genéricos que transportam ideias acopladas que mostram um pouco de cada um aos restantes interlocutores.
Comentar a violência que se pratica ao forçar crianças a assistirem a espectáculos culturais ou, por muito trivial que possa parecer, a bares e cafés a altas horas da noite sem olhar à vontade destas, é interessante mas, chega-se sempre a um ponto em que se tem que mostrar um passaporte. De todos os que participam, ideias e considerações são remetidas à mesa e a anuência é fácil, e depois coloca-se sempre a questão pessoal na matéria. Há ideias acerca do tema que são genéricas e facilmente anuíveis por todos mas é fácil falar de fora, sem matéria de facto consubstanciada em factos que nos ligam, carne com carne, ao objecto da conversa, as crianças. Muitas foram as ideias, dotas e sábias diga-se, mas no final fica-se sempre com a ideia que bom é aturar os filhos dos outros.
Uma criança é um indivíduo cuja personalidade se está a formar e, apesar de serem o produto do seio familiar, é também um indivíduo que irá crescer moldado pelas circunstâncias que o mundo que o rodeia lhe proporciona. No caso que referi anteriormente, ou seja, levar uma criança para um espectáculo cultural realizado de noite apenas porque os pais querem muito ir e julgam que se junta o útil ao agradável mas não é assim. A discussão acerca da violência perpetrada pelos pais aos filhos vai muito mais além da violência física. Há outras formas de violência perpetrada inconscientemente aos filhos pelos pais, sendo o exemplo dado anteriormente um caso. No entanto, urge sermos um pouco pragmáticos e equacionar a questão da seguinte forma: Até onde é que vai se pode esticar o conceito tradicional de família evitando formas de violência para as crianças? Aonde é que fica a fronteira?
Dá-me a impressão, cada vez mais, que bom é aturar os filhos dos outros pois aturar os nossos é como aturarmo-nos a nós próprios. Por vezes, inculcamos a noção de liberdade com aquilo a que nós, quando crianças, não tivemos e gostaríamos de ter tido mas, e a criança, aonde fica esta? Ter filhos exige muito de nós e é imprescindível estarmos bem para connosco para termos todo o êxito, relativo, que é possível ter.

Sem comentários: