terça-feira, dezembro 28, 2004

O ano acaba mas ainda há tempo para asneiradas

Ao longo deste ano que está a findar, ouvimos muito acerca do défice orçamental e da importância em conter este. Não nos pode passar ao lado o facto de que, o défice orçamental, quando muito elevado, causa inúmeros problemas para a Tesouraria do Estado e consequentemente para todos os cidadãos do nosso país, bem como, os cidadãos estrangeiros que cá vivem, cá pagam os seus impostos e fazem do nosso país também seu. Concordo que há uma necessidade imperativa em conter o défice, disciplinando os custos que possam ser supérfluos e não, como o Governo Neo-liberal de Durão e Santana fizeram ao eliminar custos essenciais ao normal funcionamento do nosso país ou de qualquer outro. Temos que ter em conta também que, o Pacto de Estabilidade assinado pelos países membros da União Europeia, é essencialmente restritivo e carrega com ele uma questão importante e grave. Quando lançámos a moeda única, a intenção primacial desta moeda, em termos de cotação face ao dólar, era de permitir uniformizar de certo modo a economia europeia e auxiliar as exportações. Isto não aconteceu quando, o Bush e seus comparsas da indústria de guerra Norte-americana, subiram ao poder e desencadearam a guerra do Iraque.
Vivemos actualmente num período conturbado em que a economia europeia está literalmente de rastos. O que terá na origem deste problema económico europeu? Os custos excessivos e extraordinários que os Estados Unidos empregam com a guerra no Iraque produzem uma depreciação do valor do dólar por este estar a ser utilizado para custear a Guerra do Iraque. Ora, nisto vem um pacto de Estabilidade e uma política externa europeia que vai no sentido de não pressionar em demasia o governo Norte-Americano na retirada das tropas Norte-americanas do Iraque. Estamos, actualmente, a restringir a economia europeia, provocando desemprego, para que os défices orçamentais dos países membros permaneçam baixos e consequentemente, o Euro veja a sua cotação o mais baixa possível mediante as circunstâncias actuais. Sem querer estamos também a auxiliar o esforço de guerra Norte-Americano.
A dependência que, a meu ver é subserviência, da União Europeia aos Estados Unidos está a produzir efeitos que conduziram a Turquia a candidata à adesão. Não me oponho pelo facto de a Turquia ser um país islâmico mas sim pelo facto de esta ser candidata por pressão exercida pelos Estados Unidos à União Europeia. Não me posso esquecer da questão dos Curdos, da pena de morte, da violação dos Direitos Humanos nas cadeias da Turquia, da questão de Chipre entre outras antes sequer de considerar a Turquia como candidata. Pessoalmente não quero a Turquia na União Europeia, muito antes disso, queria antes a Arménia e até mesmo a Geórgia na União Europeia já para não falar nos restantes países de Leste europeus.
Por cá o combate ao défice vai-se fazendo de uma forma desastrosa e irresponsável. Fernando Negrão, Ministro da Segurança Social, ou melhor, ministro da (des)segurança social, não vai efectuar o pagamento do subsídio de doença e de desemprego no dia 29 do corrente mês. Desta forma, vai ser possível passar alguns milhões de euros de custos para o ano seguinte e, consequentemente, para o próximo governo. É vergonhoso e escandaloso a ausência de substância vertebral deste (des) governo. Desta forma, e nunca querendo ser pessimista, o próximo ano está a prever-se difícil mas esperemos que se consiga superar e emendar as asneiras até agora cometidas.

Sem comentários: