terça-feira, dezembro 21, 2004

Flash

Lembrei-me de um episódio que marcou, de certa forma, aminha infância. Para ser mais preciso até nem foi bem um episódio mas sim uma imagem. Quando deambulava por entre as fazendas e quintais da aldeia da minha mãe, era eu um cachopo*, juntamente com os meus primos e primas, deparei-me uma vez com uma imagem que marcou a minha consciência de infância. Num quintal, era Páscoa, um homem sentado num banco pegava num cordeiro para o matar. Quando olhei e criei a espectativa de ver um Homem com uma expressão cruel não foi isso que encontrei. O rosto não espelhava ódio nem desdém, algo estranho pairava em toda a cena. De repente veio à cabeça Abraão, não compreendi no momento o que significava mas, mais tarde, compreendi a resignação de quem por uma vida inteira cuidou de um rebanho. Compreendi então a verdadeira dimensão, a confusão de sentimentos que dá por comer um animal a quem nunca foi presenteado com uma cena tão biblíca como esta.


* expressão idiomática que significa criança e que não tem a versão em feminino, o que não deixa de ser estranho pois lembro-me das conversas da minha mãe e da minha avó a falarem do tempo em que eram cachopo.

Sem comentários: