domingo, dezembro 19, 2004

Oratória soufflé com pronúncia nasalada

Quando ouvi o discurso, oratória ou vómito vocalizado com palavras infelizmente inteligíveis por serem repugnantes do Santana Lopes, recordei-me do quanto eu odeio Lisboa e tudo o que representa como factor de opressão para as restantes zonas do país. Bom, deixem-me refrasear o que disse anteriormente, odeio o que representa as tias e tios de Lisboa com aquela pronúncia irritante de quem fala pelo nariz. Santana Lopes representa essa franja de pessoas abjectas e inúteis que povoam algumas zonas de Lisboa, quanto aos restantes lisboetas nada há a apontar a não ser um ligeiro síndrome nortenho invertido numa psicologia infantil invertida.
Lisboa é uma cidade enorme e com encantos e surpresas a cada esquina e em cada rosto que passa. É pena que, durante este tempo todo, se tenha permitido associar à ideia de Lisboa as tias e tios de bem. É desprestigiante e calunioso reduzir Lisboa a tais personagens mas, pessoalmente, não me consigo abstrair dessa imagem mental que me é veiculada com uma classe política dominada por Lisboa e que personifica esse mal. Daí, quando me perguntam qual a minha zona favorita de Lisboa eu responda sempre que é aquela zona que tem uma placa azul lindíssima a dizer " A1 Norte - Porto" não que eu seja do Porto e aliás até gosto da cidade do Porto.
Voltando ao discurso do Santana Lopes, não deixei de observar o quanto a política pode ser porca quando praticada por gente muito pouco séria, como é exemplo Santana Lopes. Espero sinceramente que, nas próximas eleições, muitoas pseudo-políticos da treta decidam finalmente que é tempo para fazer uma reorientação profissional. Proponho que Santana Lopes inicie uma carreira como colunista da imprensa cor de rosa ( mal empregue a flor que não tem culpa nenhuma). Por fim, volto a frisar que, o que disse acerca de Lisboa não excluí os manifestos encantos que a cidade guarda a quem a visita. É claro que, uma visita a Lisboa, não deve ser muito mais longa que um dia. Quando lá tenho que ir fico sempre com a sensação que fico com uma moca de tubo de escape, a cidade está muito poluída e fumarenta.

P.S: Muitos Lisboetas julgam falar o Português padrão mas, devo alertar-vos, que os Lisboetas têm uma pronúncia acentuada. PortuguÊs padrão falo eu carago!

Sem comentários: