segunda-feira, novembro 22, 2004

Vítimas da PIDE

Tenho dito que cada post que eu escrevo tem a intenção de partilhar ideias minhas e de também beber de algumas ideias que partilham comigo através dos comentários. Desta feita, como de diversas vezes, ocorreu uma partilha bastante positiva que fez com que eu escrevesse este post. No post “ Guerra�, o sêpa torta, levantou uma questão bastante pertinente que é a questão das indemnizações às vítimas da PIDE. Ora, essa questão, devo confessar, passou-me da alembradura mas, graças ao Sêpa Torta, lembrei-me dela. Num ano em que o Paulo Portas anuncia os complementos de reforma aos ex-combatentes, sob o pretexto de um acto de justiça que, até é um acto de justiça mas não o suficiente, no entanto, isso é outra questão que se pode desenvolver noutro post. Eis que ficam por complementar as vítimas da PIDE. De facto, a lógica de Paulo Portas, é a de premiar os nobres guerreiros patriotas que defenderam o Império Português Ultramarino e não de indemnizar toda uma geração que viu a sua vida em perigo numa guerra sem sentido. Esta lógica prevê que as vítimas da PIDE, aqueles que viveram encarcerados durante anos por “crimes� de liberdade, não são contemplados com qualquer tipo de compensação, nem tão pouco são tidos como complementáveis, pois, esses são arruaceiros atentatórios da boa moral e da Santa Madre Igreja, são arruaceiros e comunistas, vermelhuscos, pensa Paulo Portas quase de certeza. É um ponto de honra para a reconciliação nacional que, estes neo-fascistas, tenham a coragem de admitir que erraram, apesar de isso ser o mesmo que lhes pedir para arrancar um dente a sangue frio. Quantos jovens portugueses durante o regime fascista viram a suas vidas em perigo e a sua liberdade privada por advogar os ideais de liberdade? É justo que se lembrem disso e que a nossa geração e as vindouras não se esqueçam desses jovens que lutaram para que hoje em dia haja a libertar de votar apesar, e segundo o Presidente da República, isso causar “instabilidade governativa�.

Sem comentários: