quarta-feira, novembro 10, 2004

Curiosidades

Na via Romana que ligava Olissípono a Bracara Augusta, havia uma estalagem com mudas de cavalos para todos os viajantes que circulavam por essa via. Essa estalagem era propriedade de uma galega, com o tempo, o pequeno povoado que circundava a estalagem foi sendo conhecido por A da Galega. Mais tarde, e com o evoluir da língua portuguesa, esse povoado passou de A da Galega para Golegã.
Uma das imagens que temos do Ribatejo são os campinos com o seu traje típico composto por um barrete verde e vermelho. Nem sempre foi assim, no tempo da Monarquia, os campinos estavam ao serviço das quatro casa reais do Ribatejo, e o seu barrete era, como era a bandeira da casa real, azul e branco. Quanto à dança, o Fandango, típicamente, esta também era dançada por mulheres mas, por imposição da Igreja, foi proibida às mulheres porque estas, ao dançarem, expunham muito as partes fudengas ( ipsis verbis de acordo com os escritos).
Mais uma curiosidade, na terminologia tauromáquica, não é correcto dizer-se que se vai a uma tourada mas sim, a uma corrida de toiros. Tourada é apenas uma grande confusão de gente.
Todos conhecem o Corridinho como dança típica do Algarve, no entanto, a tradição foi criada numa ocasião, pelo Ministro da Cultura de Olveira Salazar, o António Ferro que, numa ocasião de um festival de danças populares, viu o seu escrupuloso plano de actuações dos vários grupos falhar. Supostamente, todos os grupos teriam 15 minutos de actuação mas por um atraso em algumas actuações, o grupo vindo do Algarve, que era o último a entrar em palco, viu o seu tempo de actuação reduzido para 5 minutos. Nesta situação o Ministro António Ferro foi aos bastidores falar com o grupo Algarvio para que estes fossem actuar em apenas 5 minutos, ao que, um dos elementos lhe respondeu dizendo que não seria possível a não ser que fosse a correr. O Ministro António Ferro respondeu imediatamente que teria que ser assim esmo, a correr, e assim nasçeu o corridinho do Algarve.

Sem comentários: