quinta-feira, julho 01, 2004

Engenharia Social

A fraude com recurso à “engenharia social� usa a psicologia da influência para levar o alvo, alguém, a atender e a executar um pedido que lhe dirige, normalmente de forma indirecta.
A “Engenharia social� ou “arte de enganar� recorre a métodos clássicos para iludir, por exemplo através da sedução, aplicando-os em grande escala, recorrendo à Internet, e é imune a todas as medidas de segurança de cariz técnico que implemente para reforçar a segurança de um computador - actualização frequente de software, aplicação de patches de segurança, utilização de anti-vírus com actualização periódica.
Esta foi uma mensagem de uma Instituição bancária Portuguesa sobre as fraudes cometidas via Internet. No entanto, quando li esta mensagem, não pude evitar deixar de me lembrar de outros casos que não os da Internet. Lembrei-me da política Portuguesa, e mais propriamente, de alguns políticos da praça, ou de praça, que abundam muito neste país.
Os canais são outros mas a filosofia de acção é quase a mesma. Nunca vi, em portugal, uma imprensa tão manipulada, e manipuladora, como a que temos hoje. Digo isto sem esqueçer do período obscuro do Regime fascista mas, convinhamos que, na altura não havia informação mas sim propaganda do regime.

Sem comentários: