terça-feira, julho 06, 2004

Eles agradecem e nós retribuimos o gesto.

Quando visitei a Expo 98, deparei-me com um quadro no pavilhão da Noruega que me despertou a curiosidade. No pavilhão da Noruega, no meio de alguns quadros com fotografias de paisagens bucólicas, à norueguesa, havia lá um quadro cujo título despertou-me a curiosidade. Dizia: “ O reino da Noruega agradece Portugal� e eu fiquei curioso em saber que raio é que nós fizemos lá pela Noruega para os tipos agradecerem, então, comecei a ler o resto do quadro que dizia o seguinte: “ O reino da Noruega agradece o contributo genético português na população norueguesa, deixado pelos pescadores de bacalhau portugueses que naufragavam e eram acolhidos pelas populações costeiras. Desta forma, os portugueses contribuíram para a riqueza, e beleza, da população litoral norueguesa.�
Ora, desde já, importa agradecer, ao reino da Noruega, o elogio que, antes de mais, revela bom gosto por parte dos noruegueses ao apreciarem a beleza portuguesa. Depois, temos que, humildemente, dizer aos Noruegueses que foi um prazer contribuir para a herança genética da Noruega (imagino o prazer que não terá sido). Aliás, envio daqui, o nosso muito obrigado a todos os países que deixaram que nós, portugueses, tenhamos deixado o nosso humilde contributo, e também, agradece a todos os países que contribuíram também para a nossa beleza genética ( temos umas beldades muito exótica por causa disso, aí temos temos).

Sem comentários: