quinta-feira, agosto 26, 2004

Caça às bruxas

Tenho tido a oportunidade de ver testada a minha convicção férrea na democracia. Ao navegar na blogoesfera tenho-me deparado com verdadeiros hinos à democracia e ao saber que são personificados por webmasters que promovem o respeito por opiniões diferentes, apesar de algumas dessas opiniões serem uma prova viva da imbecilidade humana. A democracia não é um sistema perfeito como todos sabemos e, manisfestações contrárias à democracia, infelizmente, teêm o seu direito, relativo, à existência. No entanto, temos todos o direito de repudiar afirmações que ferem significativamente tudo o que conhecemos como valores essenciais à coahabitação de ideias divergentes. Afirmações no género:

" as gajas da direita são mais bonitas que as gajas da esquerda" é anti-democrático e revela uma necessidade muito grande de Prozac. Curem-se! há fármacos maravilhosos que depelam esses desvios.
" A raça ariana está ameaçada pela constante imigração de negros" enfim o que há a dizer acerca disto? Lagartil em doses industriais colocaria as pessoas que proferem tais imbecilidades num estado catatónico profundo a bem da nação.

Não se ficam por aqui, muitos doutrinários de movimentos antidemocráticos, de vários quadrantes, Esquerda e Direita, servem-se por vezes de debates, ideias e estudos científicos para doutrinarem as suas convicções. É exemplo as discussões acerca do tema raça em que muitos doutrinários da supremacia branca, se refugiam em estudos supostamente científicos para reforçarem as suas ideias. Mas ainda há pior que isso, há aqueles que revelam estudos científicos que, apesar de terem um sentido objectivo, são detorpados por imbecis que pretendem ver em estudos científicos pontos de apoio para doutrinação, apesar destes não existirem.
Um dos maiores perigos a que estamos sujeitos, pelo menos os mais incautos, é a teoria da raciologia. Esta teoria assenta na hierarquização da humanidade em raças como ferramenta para a legitimação de sistemas de dominação racial em deterimento da explicação, científica apenas e ainda não conclusiva, da variabilidade humana. Gradualmente, os conteúdos desta doutrina, a raciologia, começaram a sair dos circulos académicos e intelectuais para o tecido social das populações ocidentais. Tendo em conta que, dois individuos com características físicas semelhantes não partilham o mesmo DNA e, sabendo já que, por exemplo, todos os seres humanos dispõem da melanina em igual quantidade com a diferença apenas de esta ser mais evidente nuns casos do que em outros. É idiota e imbecil julgar, ou até utilizar, o termo raças humanas, estirpe e etnia com uma base biológica. Os biólogos chegaram, a par dos antropólogos, à conclusão que a raça não é uma realidade biológica, mas sim, um conceito inoperante científicamente para explicar a diversidade humana e dividir esta em raças estanques. Biológicamente e científicamente, as raças humanas não existem. No entanto, a invalidação científica do conceito de raça não significa que todos os individuos ou todas as populações sejam geneticamente semelhantes, existe pelo menos 1% do código genético de cada um de nós que difere de outros. Estas diferenças não trazem uma divisão dos vários grupos humanos em diferentes raças.

Sem comentários: