sábado, agosto 21, 2004

O duo maravilha

Quem acompanha mais de perto este blog, reparou já na intensa troca de posts e comentários entre o Oliveirinha e o Etrusco. Ambos nutrimos um gosto especial por um tema comum, a raça humana. No entanto, e apesar de algumas vezes, as nossas posições parecerem muito distantes, não o são.
Quando pesquisei, na net, a genética humana, deparei-me com uma quantidade enorme de estudos científicos que, apesar de se intitularem científicos, fazem mais jus à veiculação de ideias e correntes de pensamento. Sempre foi, históricamente, conhecida a relação íntima entre ciência e poder político, e nos tempos que correm, isso não é excepção. De todos os estudos, há um aspecto em comum, o fundamento científico, mesmo que, por exemplo, se veicule a ideia da superioridade de uma raça em deterimento de outra.
A análise efectuada a vários blogues que abordam esta matéria indicam que, felizmente, há pessoas que se interessam por esta temática e que, brilhantemente, chegaram à conclusão que as várias populações humanas, na realidade, estão de tal maneira interligadas por antepassados comuns que é muito improvável conseguir-se defenir uma raça "pura". No entanto, ainda há alguns individuos que ainda veiculam as mesmas teorias racistas mesmo depois de lerem os mesmos estudos que consubstanciaram a teoria da inexistência de tão variadas raças humanas.
Um exemplo de tamanha idiotice chapada é este comentário de um inegrumeno a um post acerca da coloração de pele dos europeus meridionais.
Ora leiam lá e digam lá se o rapazito é ou não é um idiota chapado?!

Human = Nordic, Borreby, Brunn, Nord-Atlandid, Paleo-Atlandid
Nonhuman = everyone else.
Feel the north winds blow!Rock!ultra Nordish 08.20.04 - 11:50 am #

Moral da história: Há uma enorme confusão, por parte dos geneticistas, no que toca a conceitos como raça, etnia e outros. Como tal, exorto a todos eles que tenham mais cuidado na utilização destes conceitos. Outro aspecto que pretendo focar aqui tem a ver com a minha visão e vontade de abordar esta temática. A inexistência de raças humanas é uma teoria arrojada mas que, indubitávelmente, parte do campo das Ciências Sociais, e como tal, quando se afirma que não raças humanas, diz-se que, acima de tudo, que não existem raças humanas tal como foi construído o conceito nos séculos passados. Assim, não se pode categorizar uma determinada população como pertencente a uma ou outra raça pois, esse aspecto, é relegado em prol de outros aspectos como a adequação ao clima, sua influência na biologia humana e repercussões em posteriores e anteriores contactos com outras populações. É irrelevante para mim saber se a população portuguesa tem mais ou menos influência deste ou daquele genotipo, o que é relevante é saber como este ou aquele genotipo influenciaram o genotipo actual português.
Assim, cada vez que se abordar o tema no raminhos, este será abordado sob um ponto de vista social apenas. De resto, podemos fazer recurso ao etrusco e racial reality blog para conseguirmos aprender algo mais, sob o ponto de vista científico, acerca da temática referenciada agora.
Por fim, aconselho o Etrusco e o racial reality blog como referências para aprendizagem de um tema, apaixonante, que é a genética humana, raças humanas e outros temas análogos.

P.S : Como é que consigo contactar o etrusco via email?

Sem comentários: