quarta-feira, outubro 06, 2004

Isto dá para pensar

Num momento actual em que, quer em Portugal, quer a nível internacional, a fotogenia e o look, parecem ser um factor determinante para a captação de votos para as respectivas "campanhas políticas", não posso deixar de registar este pequeno detalhe. A saída de Carlos Carvalhas da direcção do PCP teve um impacto grande na opinião pública não afecta a aquele partido. Os militantes do PCP não reagiram com grande surpresa ao anúncio da saída de Carlos Carvalhas, pelo contrário, estavam ao corrente do que se iria passar.
Na carta escrita por Carlos Carvalhas, em nenhum ponto este enunciou qualquer motivo que se prende-se com um hipotético cansaço. Carvalhas disse algo que me fez a pensar acerca do que é o modus operandi actual de maior parte dos políticos. Este disse que não era de acordo com a noção de um Líder eterno, este, deveria ser mudado de tempos a tempos com vista à necessária renovação deste ou de qualquer outro partido. É um lição em termos políticos pois, apesar de muitos defeitos que o PCP tem, uma coisa não podem acusar o PCP, falta de coerência. Para além da coerência, está relevância dada à luta por ideias políticos, sejam lá eles quais forem.
Num momento em que as sondagens dão uma vantagem a Kerry devido a aspectos que não têm a ver com o discurso no último debate nem à soluções apresentadas, mas sim, ao aspecto e empatia pela figura, o que Carlos Carvalhas fez é um autêntico hino para qualquer político que se preze. Por cá, e ao que parece, Sócrates vençe pela empatia que criou e que é capaz de criar junto ao eleitorado através da televisão mas, ideias sinceramente não as vi. Vi antes slogans, frases cabalísticas e pouco mais, aliás, isto não é apanágio do PS nem do Sócrates, é um mal que graça em várias aldeias políticas, umas mais que as outras. Gostaria que se debatessem ideias, soluções, projectos e respostas para os problemas. Ao contrário procura-se explorar a imagem de um e de outro. Como já referi, é necessário mudar toda uma classe de políticos e forma de estar na política nacional, nos vários quadrantes políticos.

Sem comentários: