sexta-feira, outubro 22, 2004

Caçetada e carneirada com batatas a murro

Nunca consegui compreender a dinâmica latente da fronteira entre um acto democrático e um acto de vandalismo. Por muitas ocasiões a fronteira desloca-se ao gosto de quem analisa, ou seja, se a simpatia é inculcada em quem se manifesta e carrega sobre a polícia, os maus da fita são os polícias, se a simpatia recai em quem chama a polícia para se “defender�, então, quem carrega sobre os polícias é arruaceiro. Falo acerca da carga policial contra os estudantes em Coimbra.

Questão 1: Aonde fica a fronteira, que referi anteriormente, quando as Instituições tomam decisões, de uma forma autista, sem respeitar a opinião de quem elas deveriam, supostamente, servir os interesses?

Questão 2: Aonde fica o exercício da democracia quando, esgotadas que são as vias institucionais, os centros decisores persistem em levar avante as decisões que violam os interesses e direitos daqueles que, estes, supostamente, deveriam servir?

Estas situações parecem uma pescadinha de rabo na boca, ou seja, se as instâncias não podem ver o seu espaço e normal funcionamento violado por manifestações, é bom que, para abono da Liberdade, as instâncias saibam viver em Democracia e assim evitem a tomada de atitudes de último recurso. Não se pode depositar a imprescindível confiança em Instituições que desrespeitam e se recusam, determinantemente, a ter a ombreiedade de saber ouvir e o quão importante é saber ouvir. Quero posso e mando faz bem jus aos Newmandarins que estes gestores ou reitores são na realidade. Um líder sabe, caso contrário não seria líder, ouvir quem este serve. A lealdade deverá ser prestada aos estudantes e às suas preocupações e só depois, e analisadas que seriam as reinvindicações, tomadas as decisões. A quem é que estes servem, ou melhor, a quem estes deveriam servir? Aos alunos e qualidade do ensino? Ao poder instituído?
Para mais gostaria de saber aonde é que alguns iluminados foram buscar a ideia de haverem agitadores misturados nas manifestações? Se bem me lembro, quando foram as manifestações contra a PGA, estes estavam lá mas não eram estudantes mas sim polícias à paisana tirando fotografias ao pessoal! Ganhem vergonha na cara! Por se manifestar é-se de extrema esquerda? Pois infelizmente só os de extrema-esquerda se manifestam, enquanto a restante carneirada come e cala.

Sem comentários: