terça-feira, outubro 26, 2004

Escolhas

Sendo esta a última vez que vou escrever acerca do José Castelo Branco, já que da última vez que o fiz foi apenas um teste, do qual resultou um posterior post, gostaria de abordar uma questão que a escolha desse personagem da Paródia Nacional para ingresso no programa televisivo “A Quinta das Celebridades� fez, ou qual o efeito que essa escolha produz no veicular e cimentar do preconceito acerca da Homossexualidade. Quanto a mim, a escolha do José Castelo Branco só teve, na mente da Direcção de programas da TVI, um propósito apenas. A escolha serve o propósito de alimentar o preconceito em torno do que os comuns dos mortais têm acerca de um Homossexual, vulgo para esses mortais bicha, e nada mais. Não se pode dizer que a escolha de José Castelo Branco tenha sido feita pelo facto de este ter seja lá o que fosse de interessante a dizer a quem quer que seja, aliás, nenhum dos restantes participantes tem.
Toda a gente se prega em frente ao caixote a cores para ver mais uma das birras ou esgares de José Castelo Branco e gozar, só isso gozar. A imagem que o José Castelo Branco transmite é apenas essa, algo ridículo, no entanto, é importante referir que este, como qualquer pessoa tem o direito de agir e pensar como entende ou de acordo com a sua personalidade, o que está em causa é o porquê de, ainda, se colocar no leque de escolhas as hipóteses estigmatizadas de vários personagens como a Loira, o galã, a puta e a bicha louca. Qual é a imagem que se pretende transmitir de um Homossexual? Será o JCB o protótipo de um homossexual? E a suposta puta? É puta porque é uma porca? Atira-se a todos os homens? É grave quando a maioria da população portuguesa age preconceituosamente, devido à ignorância instituída e, ainda por cima, se alimenta mais os estigmas transportados ainda do século passado para os dias de hoje.
Não quero saber se o JCB é ou não é, ou se é seja lá o que for, é uma questão secundária mas acho de muito mau gosto a escolha dos concorrentes tendo apenas o objectivo de vender shares e mais shares, no entanto, nada disso me espanta, é a televisão(ões) que temos. Um exemplo flagrante do que eu referi está no Big Brother Britânico onde um travesti foi selecionado apenas pelo facto de ser travesti e não de, pela sua personalidade, ser uma pessoa que pudesse adir algo de interessante ao programa. A pessoa em causa até ganhou o concurso referido e até poderá efectivamente ter algo de interessante a dizer, no entanto, não foi isso que passou pela cabeça dos directores de programação à semelhança de cá com a Quinta das Celebridades.

Sem comentários: