quarta-feira, outubro 20, 2004

Cagando e andando

Cagando e andando é a expressão que melhor se enquadra no que se está a passar actualmente com a opinião pública Portuguesa, acerca dos mais variados assuntos que têm vindo à baila. Ao que parece, o José Castelo Branco, a bola que entrou ou não na baliza e as declarações dos presidentes dos clubes de futebol e regiões autónomas, do mais refinado tasqueiro que possa existir, nutrem mais as conversas do que qualquer outro assunto, quer na opinião pública, quer nas conversas de café e, salvo as raras e honrosas excepções, na Blogoesfera também. Desde á uns tempos para cá tenho verificado que a Blogoesfera tem vindo a perder algum do seu fulgor, está murcha, como murcha está a situação no país parece-me.
A blogoesfera sempre foi, para mim, um veículo de transmissão de ideias, de mera comunicação, de partilha ao fim ao cabo, no entanto, e apesar do cunho pessoal que cada blog tem, não se pode olvidar o facto de que se está a publicar, passo a expressão, ideias e pensamentos para milhares de pessoas, e estas ideias e pensamentos, como tudo na vida, são susceptíveis de geraram empatia ou controvérsia. Não me assuta, como nunca me assustou, a ideias controversas, nem o comentários manifestamente idiotas, apesar de, felizmente, por cá não ter sido alvo de tais comentários. Contudo, o que eu pretendo dizer com tudo isto é que na Blogoesfera, o mais interessante são as reacções que as pessoas têm sobre o que se escreve, pois isso, no meu ver, ajuda a maturar as ideias, a indagar sobre estas e acima de tudo, levanta novas questões. No entanto, a Blogoesfera tende a tornar-se um imenso restaurante de fast food com ideias fast food, consensuais e sem muita reflexão. É também, actualmente, um local onde o OMO lava mais branco, terreno propício para a lavagem de uma outra querela pessoal que umas e outras pessoas têm.
Não pretendo visar quem quer que seja, isto é aquilo que vejo e não é também, uma reacção a uma qualquer provocação que eu tenha sido alvo ou alguém mais próximo de mim. No entanto, aborrece-me ver blogues muito interessantes com uma afluência reduzida, sem comentários, ou poucos e postes onde se pretende, incessantemente, reinventar a roda. Detesto a rotina e a Blogoesfera por vezes está a tornar-se uma rotina devido à falta de feed-back.

Sem comentários: