domingo, outubro 17, 2004

Deustche Volke



Na Sexta-feira passada tive que aturar um par de alemães, absolutamente intratáveis diga-se, a propósito de um processo burocrático complicado que parecia estar enguiçado. Por vezes criamos estereótipos acerca de certos povos que, no tribunal da vivência e do dia a dia, são completamente postos de lado e refutados. Temos por vezes a mania de pensar que lá do outro lado é sempre bem melhor do que cá deste lado, mas não é. Ter que apanhar com um Alemão, que pensava que eu não falava alemão, a tecer maus comentários acerca dos Portugueses, estando esse alemão a viver em Portugal à seis anos, é muito desgastante e por vezes até dá vontade de criar um ou dois estereótipos acerca dessas personagens. Não irei fazer tal coisa por um motivo muito simples. A comunidade Alemã a viver na minha área, ou perto dela, é composta pelo mais variado conjunto de pessoas vindas de vários estratos sociais e com formação moral e académica muito diferente entre si.
Quando estive na Alemanha por duas vezes e por duas vezes me apercebi do que era o alemão típico, aliás, os alemães típicos. Para mim existem claramente dois tipos de Alemães, os bons e os maus. Como em todo o lado, a ignorância polui a razão e o respeito ao próximo, e na Alemanha isso não é excepção. Conheci Alemães que, ao contrário do que muito as pessoas possam pensar acerca deles, são pessoas muito carinhosas, de trato fácil e cultas. Do outro lado, existem os outros Alemães, aqueles que não gostam de estrangeiros e que fazem menção especial em fazer sentir isso aos estrangeiros que lá habitam ou vão de férias. A diferença entre os dois tipos de Alemães tem a ver directamente com o nível cultural de ambos, desnecessário será indicar quem é que possuí um grau cultural mais elevado.
Gostaria que este post fosse um cartão de visita para os Alemães, os Bons Alemães, como é o caso de três que eu conheço. Conversei com a Karin Jordan, alemã de Hannover na Baixa Saxónia, acerca do episódio de sexta-feira passada. Que conversa maravilhosa pois, como eu já tinha visto e pensado acerca disso, a ignorância e falta de formação das pessoas, marca indiscutivelmente a relação destas com os outros. Em Portugal vivemos com a noção de que não somos racistas, ou pelo menos, tão racistas quanto aquela imagem que temos dos Alemães. Não é verdade, somos tanto ou até em alguns casos, mais racistas que os Alemães. A Karin falava-me do tempo em que chegou a Portugal e como por vezes, na surdina, era presa fácil para alguns comentários. Quanto mais ignorante forem a pessoas, maior é a possibilidade de essa pessoa pensar ou ter comportamentos e pensamentos discriminatórios em relação a estrangeiros, e cá em Portugal como na Alemanha isso não deixa de ser verdade.
Mando um grande abraço à Karin Jordan ao Lothar e à Cornélia Lind, os três Alemães que vos falei, os bons Alemães. Vivem em Portugal, falam a minha língua, conhecem os meus usos e costumes e nunca deixaram de ser Alemães. Adicionaram um elemento muito interessante na vida social das comunidades onde estão inseridos. Bem Hajam, o outro Alemão, que vá lavar a boca com sabão macaco próprio para o macaco que ele é.

Sem comentários: