terça-feira, julho 05, 2005

Verão castanho

Se no século XVIII, as mulheres, envenenavam-se com enxofre para ficarem brancas, actualmente, as mulheres, envenenam-se com o Sol, natural ou artificial, para ficarem chamuscadas, aliás, não são só as mulheres os homens também gostam de tostar ao Sol. Na praia, se formos a ver bem, as pessoas parecem focas deitadas na praia, deitam-se ao sol, coçam-se, e no final mudam de lado para ficarem tostadas uniformemente. Pessoalmente, praia, é a partir das cinco da tarde até às oito pelas vantagens nítidas que este horário oferece. Neste horário, evitam-se as criancinhas a embrulharem-se a si e aos que estão ao seu redor de areia em quantidades industriais, evita-se levar boladas dos amáveis trolhas que vão jogar futebol na praia com calções à surfista e óculos escuros. Para mais, neste horário, o Sol não me incomoda tanto, o que, para mim é muito bom porque quando vou para a praia fico vermelho reflector na primeira exposição, vermelho e branco na segunda exposição e castanho após 15 dias de praia, mas como eu farto-me de praia logo após a primeira semana, a cor constante para mim é o vermelho.
Na Alemanha é que há um solário em cada esquina, aliás, nunca vi tantos na minha vida mas percebe-se atendendo ao clima alemão pouco solar digamos. Por mim passavam as senhoras vindas desses solários. tinha pena delas pois parecia que tinham-nas posto dentro de um micro-ondas no programa de descongelação durante 30 minutos, estavam queimadas e não tinham aquele bronzeado dourado que eu aprecio pessoalmente, a pele parecia envelhecida. Acho curioso, bem como, curioso estou, em tentar adivinhar o que será a moda nos próximos tempos em termos de tonalidades para a pele. Se nos séculos passados a palidez era moda, actualmente, a queimadura solar é a trend dos tempos. O que será no próximo século?

Sem comentários: