quinta-feira, janeiro 27, 2005

Piada que é e não é piada

Num dias destes em que o sono tardava a chegar e eu vi-me algures num sofá em frente à televisão a fazer aquele gesto tão moderno que é o zapping, parei algures no canal SIC Mulher. Não fiquei a ver os programas de decoração nem nada no género mas sim, uma série “cómica�de Whoopi Goldberg, em que a uma dada altura foi feito um comentário por uma das personagens da série acerca dos Portugueses. Transcrevo aqui as ideias principais do diálogo, mas não na integra como é óbvio. A história passa-se da seguinte forma:
Whoopi Goldberg é proprietária de uma pequena residencial com alguns funcionários, entre os quais está um indivíduo Iraniano que foi, recentemente, promovido de Handyman a recepcionista. Este Iraniano tem uma particularidade, de cada vez que alguém vai à recepção e se refere a este como árabe, o recepcionista Iraniano, vai aos arames dizendo que é Persa e não árabe. Numa destas cenas, e após um assédio de fúria do Iraniano quando abordado por um cliente que o chamou de �rabe eis o diálogo que se gerou após a saída do cliente:

Whoopi: Nasim o que é que se passa contigo?
Nasim: Eu fico furioso de cada vez que alguém me chama de �rabe !! Eu sou Persa! Será que não é óbvio?!
Whoopi: Não Nasim para mim não é óbvio. Quer dizer eu sei que tu és Persa porque te conheço, mas, para outras pessoas que não te conheçam é difícil porque vocês parecem todos iguais.
Nasim: Mas há uma diferença enorme!!
Whoopi : Vá lá Nasim sê compreensivo senão eu impeço-te de ouvir Soul music.
Nasim: Soul Music!! Bah eu não gosto assim tanto de Soul Music!!
Whoopi: ( cantarolando uma canção Soul Nasim começa a acompanhar a música) Vês Nasim eu sabia que tu não podias passar sem soul music. Esquece lá isso e não ligues muito a essa questão.
Nasim: Tens razão se calhar, vou-me conter.
Whoopi: Vá lá então de volta para o teu posto de trabalho.
Nasim: Sabes uma coisa que eu odeio?
Whoopi: O quê?
Nasim: Os Portugueses!!
Whoopi: Os Portugueses?! Porquê?
Nasim: Eles estão em todo o mundo, em todo o canto.(risos gravados)

Ora bem, aqui, devo-vos confessar que o meu sangue gelou completamente. Fiquei com a nítida sensação de não saber como reagir a esta “piada� até porque não sei se é piada ou não. Alguém me consegue explicar o que eles pretendiam com esta piada acerca dos Portugueses? Já enviei um mail para a NBC no link directo para a série cómica e a resposta foi dada por uma amável máquina indicando que devido à afluência enorme de emails para a produção que provalmente não teria resposta e que consultasse os FAQ´s a ver se lá teria a resposta à minha questão. Mas ou meus amigos, o que é isto hum….?!


Sem comentários: