segunda-feira, janeiro 17, 2005

Anita vai à China

A visita oficial de Jorge Sampaio à República Popular da China tem causado, em mim, alguma indignação, não pela simples visita, mas sim, pelos constantes e sucessivos discursos, qual brochuras comerciais da China, ditos por quem se intitula o paladino da Democracia. Faz-me impressão a forma cândida como tem vindo a ser abordado um país que viola insistentemente os mais básicos e fundamentais direitos consagrados pela declaração universal dos direitos dos homens. É importante referir que, enquanto o Jorginho passeava de comboio a 400Km/hora, percorria um país que:

Utiliza a Penal capital com requintes de malvadez, ou seja, utiliza a execução de prisioneiros com uma bala na nuca que, religiosamente, terá que ser paga pelos familiares, a bala refiro-me.
Não respeita o princípio da liberdade religiosa ao perseguir católicos e seguidores do Falong Dong.
Ocupou o Tibete e, militantemente, tem procurado destruir a cultura Tibetana.
Utiliza o trabalho escravo de prisioneiros políticos em fábricas.
Possuí um programa de armamento nuclear ao que parece bastante avançado.
É responsável pela destruição do meio ambiente através da construção de barragens megalómanas que alagaram e destruíram milhares de hectares de habitats únicos no planeta.
Fomenta a política exploratória da mão-de-obra para alicerçar uma política capitalista do mais selvagem que pode existir.

Enquanto isto, o Presidente da República, apresenta uma série de exemplos a seguir por Portugal. Para mais enaltece, e bem, o facto de Macau estar actualmente numa situação económica mais favorável do que quando era governado por Portugal. Para mim, há coisas que são evidentes mas que, com um pingo de vergonha e vontade de reflexão, nem se diziam às bandeiras despregadas.
Esta visita de Jorge Sampaio fez-me recuar um pouco no tempo e recordar-me duas decisões importantes que este tomou. A primeira de permitir a subida ao poder de um Primeiro-ministro sem ser eleito, e a segunda de ter dissolvido o governo desse Primeiro-ministro não eleito. Percebi, através das declarações de Jorge Sampaio, o porquê real das duas decisões mencionadas. Livre de qualquer vontade própria, Jorge Sampaio tomou estas duas decisões por vontade de lobbies industriais e financeiros. Se verificarmos o conteúdo das declarações de Jorge Sampaio durante a visita à China, percebemos facilmente o quão maneatado está o Presidente da República.
Por fim devo referir um aspecto que, para mim, é importante. A possível, e quase iminente, falência da indústria têxtil portuguesa, pelo menos, como a conhecemos actualmente, não me assusta. Se formos a ver que é esta a responsável pela criação de milhares de postos de trabalho mal pagos e exploratórios, com benefício no enriquecimento de alguns “empresários� que andam a de Ferrari à custa da evasão fiscal e salários baixos. Do caos nasce a ordem.

Sem comentários: