quarta-feira, abril 20, 2005

Portugaliza

Devo confessar que das diversas vezes que me abordam a questão em torno da autonomia da Galiza e da sua relação, muito íntima diga-se, com Portugal, fico indeciso, não relutante, mas sim, confuso pois apodera-se de mim uma espécie de letargia intelectual que me levam a pensar que sim mas sem qualquer tipo de acção anexa. Infelizmente, a questão da independência da Galiza, ou a sua autonomia mais alargada e efectiva de Castela, tem vindo a ser utilizada por vários grupos de vários quadrantes políticos sob o pretexto da veiculação de certas ideias que, para mim, são estranhas e absurdas. Uma dessas muitas ideias é de um “Movimento Reunificador da Galiza e Portugal� que, utilizando a questão da autonomia e até mesmo a independência da Galiza, tenta veicular a ideia que, através de um sistema Monárquico, Portugal e a Galiza poderiam unificar-se e até, espantem-se, fugir da dicotomia esquerda/direita que o sistema republicano providencia e que tanto divide o pais eos portugueses, sendo no mínimo uma ideia hilariante mas, por causa destas e de outras ideias que gravitam em torno da questão da Galiza que eu vejo-me um pouco relutante em relação à independência pura e simples da Galiza, ou melhor, relutante acerca dos pressupostos de uma indepndência da Galiza. Qualquer das vias há projectos e ideias apensas a esta questão que, pelos quais, eu nutro alguma simpatia e até mesmo apoio. Um caso que saliento é este.
Durante o Período Negro do Franquismo, a língua Galega foi alvo de uma tentativa de erradicação pura e simples mas, graças a vários Galegos notáveis, a língua Galega, tem vindo a recuperar terreno entretanto perdido.
A ideia de um estudo mais aprofundado e mais alargado a Portugal da língua Galega que, afinal de contas, é a génese da nossa, ou pelo menos uma das fontes, da formação da nossa língua. Interessante considero a aproximação entre as duas culturas e um maior intercâmbio cultural/linguístico. Nesta matéria a empatia que se possa sentir por uma ou outra zona do nosso país pode toldar a percepção correcta da questão.
A Galiza é uma região a visitar concerteza pela sua riqueza cultural e paisagística, sem querer fazer de mim um operador turístico, digo-vos que vale bem a pena. Quanto à autonomia plena e mais eficaz da Galiza, quanto a isso, podem contar com o meu apoio total sem querer ser tendencioso pois sou descendente de um Galego.

Sem comentários: