segunda-feira, abril 11, 2005

Experiências

A história ocorreu algum tempo atrás quando, na Nigéria, rebentou um surto de Meningite na província de Kano no norte do referido país. Sem possibilidade de fazer face ao surto instalado naquela região, o governo da Nigéria, pediu auxílio a organizações internacionais para tentar minorar os efeitos desta epidemia. De imediato chegaram quatro cientistas da Multinacional Pfizer em “auxílio� das crianças infectadas pela meningite. Nas malas, os quatro cientistas, traziam um medicamento experimental ainda não devidamente experimentado em seres humanos. O resultado saldou-se no óbito de várias crianças e em efeitos secundários tais como, surdez, cegueira e insensibilidade generalizada por danos causados por este medicamento ao sistema central nervoso. As famílias das crianças que foram alegadamente utilizadas como cobaias, apresentaram queixas-crime contra a multinacional Pfizer. O processo arrasta-se ainda e o poder das multinacionais faz-se valer nesta matéria.
Já li aqui, num comentário de um visitante, um termo que me fez despertar para uma questão que envolve a nossa sociedade. Estúpidoconsumocracia, isso mesmo, é estupidez do consumo, envolta numa suposta sensação de democracia por livre acesso a todos os produtos. De facto, actualmente, olhamos ao que podemos comprar com o dinheiro que temos e, não tendo, podemos comprar mais dinheiro numa das muitas empresa de micro-crédito, tudo para satisfazer o nosso vazio do quotidiano. Na questão que concerne a SIDA em �frica, os seropositivos ocidentais poderão agradecer aos seropositivos africanos que, actualmente, são cobaias de uma série de experiências por parte das multinacionais farmacêuticas. Perguntavam-me no outro dia qual era o sector ilícito que mais dinheiro gerava e eu respondi:

1º Indústria do Armamento
2º Indústria farmacêutica
3º Tráfico de Seres Humanos

E com isto não digo mais nada e faço um apelo a terem cuidado com o que consumem, pois, por detrás de um simples e quase insignificante produto poderá estar um vida humana perdida. Já nem se fala acerca dos genéricos.

Sem comentários: