domingo, outubro 23, 2005

Espectativas

Quando era mais novo, como muita gente faz, tentei imaginar como estaria ou como seria anos mais tarde quando a minha meninice tivesse partido e tivesse então mais sério e adulto ou lá o que isso quererá dizer. O facto é que, como em todas as histórias, a vida tornasse um autêntico filme de suspense e as surpresas são várias. Não vou aqui descrever o que eu imaginei um dia em que tornaria quando fosse mais velho porque, como já disse, a vida prega muitas partidas e, invariavelmente, acabamos por ficar um pouco diferentes daquilo que imaginámos um dia. Isto vem tudo à laia de dizer que nunca mais tentei imaginar o que seria anos mais tarde, creio hoje que isso não é uma boa filosofia de vida. Como qualquer ocidental, na altura em que tentei imaginar o que seria anos mais tarde, preocupei-me demasiado no amanhã e esqueci-me do hoje e, como tal, poderei ter perdido algumas coisas e ganho outras com toda essa situação.
Na sociedade ocidental em que vivemos, por incrível que pareça, vivemos absorvido pelas espectativas que criamos para nós próprios, bem como, pelas espectativas que julgamos que os outros criam acerca de nós e meio deste processo todo acabamos por viver a pensar no ontem com os olhos postos no amanhã e esquecendo quase totalmente o hoje. Quando estive em Moçambique conheçi muitas pessoas que viviam o hoje de uma forma intensa, e essas pessoas perguntavam-me como seria a vida deles em Portugal se algum dia viessem para Portugal. O motivo subjacente ao desejo de virem para Portugal prendia-se com o factor dinheiro/condições de vida que eles julgavam como se um El Dourado se tratasse. Conhecendo a vida em Portugal como eu conheço, e atenção que não é das piores da Europa no aspecto da vivência do dia a dia, o facto é que pensei acerca do que poderia dizer a essas pessoas. Lembrei-me do dia a dia em Portugal e do rídiculo sério de muitos aspectos da nossa vida quotidiana. Como se pode explicar a uma pessoa que vive num país muito pobre e com carências a vários níveis que, em termos absolutos e vivenciais, a vida em Moçambique até é bem melhor do que cá? Tentei fazer um retrato do dia a dia em Portugal e ficou algo parecido com isto:

07.00 - Acorda a correr
07.10 - Já devias estar levantado
07.20 - Estás feito ao bife nunca mais vais conseguir apanhar o comboio
07.30 - Rápido!!! tirar o caderninho de desculpas para o chefe
08.00 - Tentar correr depressa para o comboio. O melhor é ir de ténnis para correr mais depressa.
09.00 - Chefe há greve de comboios na minha estação!!! ( com um pouco de sorte esta cola!).
09.10 - Ligar o computador ver a pilha de papéis para despachar, respirar fundo e seja o que Deus quiser, não há-de ser nada.
12.30 - Correr para o restaurante e comer provavelmente de pé a nossa dose diária de batata frita com qualquer coisa cheia de óleo.
12.45 - tomar um café, desfolhar o jornal e aguentar uma ou outra anedota que um colega nos conta e rir se for possível.
15.45 - Respirar fundo e não entrar em parafuso o dia está quase a chegar ao fim.
17.50 - Atenção Houston o foguetão está pronto para descolagem. Começar a contagem decrescente. Esconder-me do chefe não vá o gajo dar-me mais papelada a esta hora.
17.59 - O computador está a desligar-se, tudo está em slow-motion, os motores a postos e o maldito comboio à espera.
18.00 - We´ve got lift off Houston!!!!
18.20 - Entrar no comboio fazer cara de maluco para ninguém aproximar-se, o cheiro de sovaco ao final do dia dá-me um moca demasiado grande. Pensando melhor.....hum..moca sim, sovaco não! Foge rapaz!!!
19.20 - Elevador, vizinho ver se desta acerto no nome...hum...será que mora aqui?? não sei vai um boa tarde de cabeça baixa e que se lixe a taça.
19.22 - Casa!!! O meu reino, o meu jantar requentado de à uns dias atrás. Come e cala-te estamos a meio do mês e não estamos em altura de jantar em restaurantes.
20.00 - Sofá!!! 5 minutos a comtemplar a vida e o Discovery Channel. Zapping aos canais com os reality shows, atenção não esqueçer que não vemos este tipo de programas, é só zapping.
20.30 - Tomar café, ver as vizinhas, piscar o olho ou algo parecido a elas e com um pouco de sorte ainda vamos a casa delas digamos que, mudar uma lâmpada ou algo no género.
21.00 - Casa da vizinha, conversa da treta, dúvidas existencialistas, divórcio não o nosso mas o dela e qualquer das vias estás a levar com aquilo tudo em cima, que se lixe somos tenazes.
22.00 - A conversa é tão patética que já não sinto nada estou anestesiado, vamos ao que interessa.
22.30 - A gaja começa a chorar, não lhe devia ter dado tanto álcool!!!
23.00 - A gaja adormeçeu...dasse!!!! Leva umas cuecas da gaja vão dar motivo de gáudio com os amigos durante uma semanita ou duas.
23.15 - Lavar os dentes, olhar para os aparelhos de ginástica, olhar para a barriga e que se lixe amanhã é outro dia.

Qualquer semelhança com a vida real é pura realidade, perdão, coincidência.
Isto é a vida do ocidental de 2ª a 6ª feira. A minha não é bem assim felizmente mas este é o padrão e pergunto-me. Que raio de vida é esta?
Continuo e ser irreverente, maluco, um pouco mais sério mas quero continuar a dizer coisas disparatadas e a fazê-las senão ficou doido varrido. Pensem um pouco mais no hoje e o amanhã só chega mesmo amanhã.

Sem comentários: