quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Produtividade Portuguesa

Já referi aqui a relatividade que as estatísticas assumem quando se analisam determinadas amostras com métodos ou critérios diferentes. Num artigo publicado na semana passada acerca da produtividade foi desmistificada a noção da improdutividade portuguesa. Nesse estudo acerca da produtividade, os EUA, lideram a lista dos países mais produtivos do mundo. No entanto, essa lista foi elaborada com os critérios Norte-Americanos e, analisando os mesmos dados com critérios idênticos aos europeus, a surpresa instalou-se. Portugal, comparativamente com os EUA, foi o país em que a produtividade mais cresceu de 1993 a 2003. Portugal tem um índice de produtividade no rácio hora de trabalho/produção mais elevado do que os EUA.
Noutro estudo elaborado pelo gabinete de apoio à Internacionalização das empresas nipónicas, efectuado a todos os países europeus incluindo os de Leste, Portugal foi apontado como o país mais apetecível em termos de instalação de indústrias nipónicas por dois factores determinantes. A capacidade de produção dos trabalhadores Portugueses e a perfeição do trabalho (rácio produção/desperdício ou defeito) foram apontados como os factores indutores à preferência na instalação de empresas nipónicas no país em detrimento de outros países. No entanto, há um problema, um problema que impede a instalação dessas empresas em Portugal. O gabinete nipónico de apoio à Internacionalização aponta a falta de cultura de trabalho dos trabalhadores médios Portugueses e a desorganização como o factor que impede a instalação dessas empresas. Outro factor importante que este gabinete nipónico aponta é a falta de escolaridade dos trabalhadores médios Portugueses, ou seja, faltam licenciados e muitos 12ºs anos na força de trabalho Portuguesa. Isto fez-me pensar seriamente acerca do que é o estado de coisas em Portugal e do que seria ideal ser discutido em plena campanha eleitoral. Estes estudos foram realizados por entidades independentes e externas e focaram aquilo que é o real e concreto problema de Portugal. A Educação e a Organização.
Os candidatos às legislativas de 20 de Fevereiro, se for objectivo destes, o bem da Nação, deveriam debruçarem-se sobre o que há a fazer para melhorar a Educação e a Formação dos Portugueses, em vez de, como é hábito, indicarem que a salvação de Portugal passa por reduzir quadros de pessoal e combater uma pseudo falta de produtividade que afinal não existe. Como a organização vem de cima, essencialmente, o problema não está nos trabalhadores, que aos olhos dos dirigentes têm as costas largas, mas sim no Estado e nas chefias privadas. É claro como a água, os trabalhadores são produtivos as chefias não.

Sem comentários: