terça-feira, fevereiro 22, 2005

Plano energético Português

Quando se fala acerca da competitividade das empresas Portuguesas, ou melhor, da falta de competitividade destas, enumeram-se vários factores, mas fica sempre de fora um factor determinante, sonegado pelos media e próprio Estado. A questão do Plano energético Português é um factor determinante para a competitividade das empresas Portuguesas pois, em Portugal, a electricidade para a indústria, comércio e até mesmo para particulares é a mais cara da Europa, senão uma das mais caras. É certo que Portugal não é auto-suficiente em termos de produção energética mas isso não explica tudo, ou seja, não é apenas o facto de ter-se que importar energia do estrangeiro ou produzi-la fazendo recurso aos combustíveis fósseis e carvão que encarece a energia eléctrica. O problema do custo da energia em Portugal tem a ver com dois factores essenciais:

1 – O Monopólio da EDP em termos de distribuição da energia.

2 – O transporte da energia, ou melhor, a rede nacional de distribuição.


A EDP apesar de ser, maioritariamente, estatal, é dominada também, apesar de minoritariamente, por privados. Os interesses dos privados residem em continuar a manter o monopólio da distribuição e produção de energia em Portugal porque aí ganham o dinheiro que quiserem com isso. Quando Durão Barroso, o Manel, assinou o acordo europeu para a energia, este, contemplava a liberalização da distribuição e produção de energia por toda a Europa. O facto é que o acordo foi assinado mas entretanto nada foi feito devido às pressões dos barões da energia Portuguesa. Durão Barroso cedeu às pressões dos barões da energia e Santana Lopes continuou a ser pressionado como um menino bonito que é (para quem não encontrava muitas razões para Santana Lopes ser despedido, eis mais uma). No entanto, esse não é o único problema existente, a rede de distribuição está antiquada e susceptível de se verificar perdas de voltagem pelo caminho enquanto é transportada.

Em conclusão, para quem, como muitos doutores e engenheiros que vão mandar bítaites para a TV, presumindo estes que são donos e senhores de toda a razão, eis mais um factor para falarem acerca da falta de competitividade das empresas Portuguesas. É importante ter este factor e outros em causa, antes de desatar à pancada aos trabalhadores devido à suposta falta de produtividade. Por isso, Sócrates , ganda maluco se me estás a ouvir, tens uma tarefa titânica a fazer. Derrota os barões da energia e investe também na produção ecológica de energia senão acontece-te o mesmo que ao outro if u know what i mean.

Sem comentários: