terça-feira, janeiro 10, 2006

Pretérito mais que perfeito

Já referi aqui algumas questões importantes que têem a ver com a construção ou distorção de uma ideia de nação. Volto desta feita à carga com um texto da autoria de Miguel Cardina que vem, a meu ver, a calhar devido às Presidenciais e também a um célebre debate promovido pelo programa da RTP 1, "Prós e Contras", em que a Dra. Filomena Mónica "brilhou" ( a ironia, a ironia). O atavismo, o preconceito básico e aristocratizante de alguns membros da nossa grande comunidade chamada Portugal, produziram estas marcas identitárias tão faladas e propagadas pelas membros das melhores famílias de Portugal já desde o tempo de Oliveira Salazar e, espantem-se, até aos tempos actuais. A ideia de um povo que é burro, inculto, ou melhor, mais burro e mais inculto que os demais povos europeus, a ideia de uma identidade originária no Norte de áfrica, bem como, uma idêntica identidade originária que alguns profetas atribuiem aos Celtas em Portugal, construíram desde sempre a resignação de imobilismo em relação aos que nos governam. De alguma forma, a maioria ainda espera por um Dom Sebastião revisitado e acha que alguém, sempre alguém, há-de fazer alguma coisa por eles.
Ontem no programa Prós e Contras, pela primeira vez, um político disse abertamente a verdade. O sistema de Segurança Social Português está falido. Sob apenas este aspecto o Ministro dasd Finanças esteve bem e demonstrou ser responsável. Perante isto, há que fazer um exame de consciência e ver se há alguma lógica nas seguintes situações:

  1. Protestar contra o Governo, ou governos, por causa da Educação neste país envergando um fato negro promovido como "Tradição" pelo regime do Estado Novo em que fazia-se crer que se pertencia a uma casta de intocáveis, advogando agora que o Ensino é para todos. Um traje académico, para além de inútil, é caro e marca também a diferença entre aqueles que podem dar umas massas valentes por um fato desses e os que não.
  2. Votar no individuo que, quando foi Primeiro Ministro, tinha um milhão de Euros por dia a chegar de mão beijada mas que nunca conseguiu modernizar o país e alterar o tecido produtivo do país. No tempo desta personagem nunca a Mercedes nem a BMW venderam tantas máquinas agrícolas como na altura. Gozem-se da Ponte Vasco da Gama e da Auto-estrada do Algarve
  3. Queixarmo-nos da crise quando se venderam mais automóveis de luxo o ano passado do que em qualquer outro ano. Quando há crise e as viagens de ferias no estrangeiro aumentam de ano para ano. Quando os artigos de luxo e desejo são os que verificam o maior aumento no volume de vendas em Portugal.

Pensem bem nisto e leiam bem o texto e vamos refazer, ou melhor, reinventar Portugal.

Sem comentários: