quinta-feira, junho 16, 2005

Perplexidades

Há duas coisas que me deixam completamente perplexo. A primeira é a sinalização nas estradas, refiro-me é claro às placas de indicação das cidades e vilas, pois, em Portugal, a sinalização é colocada para quem já conhece o caminhos, porque, para quem não conhece o caminho como eu, perde-se invariávelmente. A segunda coisa que me deixa perplexo é a relação que certas pessoas têm com os seus animais de estimação, nomeadamente, com os seus cães. Para muitos, especialmente os homens, o seu cão é uma extensão do seu orgulho taberneiro fazendo crer que, os seus cães, são muitos maus mas que eles controlam a "fera". Freud diria que este fenómeno poderia ser entendido como uma projecção, ou seja, o cão é uma projecção de força e virilidade que os donos não têm , ou pensam que não têm, e, através dos seus cães, pensam eles, as pessoas vêem-nos como pessoas muito poderosas. Eu tenho um cão, um Doberman castanho de nome "CHE". O raio do cão é grande e mete medo, o seu aspecto, porque de resto o cão é uma doçura, mas por algum motivo, tenho que gramar com pessoas que me abordam na rua quando estou a passear o Che e me perguntam se o meu cão venceria o deles numa luta. Já respondi a um indivíduo que o meu cão, certamente, venceria-o numa luta, apesar de desigual para o individuo em causa, de inteligência e bom senso. Desnecessário será dizer que o perdedor desta luta seria o dono e não o cão.

Sem comentários: