sábado, dezembro 31, 2005

FELIZ ANO NOVO

A todos um Feliz Ano Novo e que este vos traga tudo o que desejarem!!!



FELIZ ANO NOVO!!!

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Fim de ano

É sempre por esta altura que se fazem as contas do que aconteceu durante o ano que finda, e que, numa contagem decrescente morre. Pessoas juntam-se em festarolas, vulgo reveillon, e embebedam-se romanamente em orgias de álcool e sabe lá mais o quê a pretexto da vinda de um novo Ano cheio de esperança e com votos de prosperidade. É estranho todo este movimento em torno de uma data que se cria mas que poderia ser alterada, ou seja, na noite de 31 de Dezembro para 01 de Janeiro, aconteçe o mesmo do que nas restantes noites do ano, muda o dia. Sem querer ser demasiado pragmático em torno desta questão, o facto é que o Fim de Ano é simbólico/pretexto para festa. Este pretexto por si só não é grave, aliás, deveriam-se criar mais pretextos ao longo, pelo menos é o que eu faço. Assim, sendo o Final do Ano um pretexto para festa, eu, já devo ir no ano 2200 e tantos, para mim qualquer coisa é motivo de festa.
Em suma, a retrsopectiva e votos para um futuro melhor são construídas todos os dias do ano e é isso que nos impele. Entretanto, quanto a este pretexto que é o Fim de Ano desejo uma festa de arromba para todos e a entrada auspiciosa no novo ano que entra aí.

terça-feira, dezembro 27, 2005

Ah pois é!!!

Agora que já estamos na ressaca do Natal e do cartão de crédito esgotado, há que seguir em frente rumo ao ano de 2006. E para o ano de 2006 nada como desejar saúde, pelo menos, a mesma saúde que o Pai de Júlio Iglésias teve enquanto foi vivo. Consta que, o pai de Júlio Iglésias, faleceu com a idade de 90 anos, no entanto, o insólito não foi este facto. O Insólito foi o facto de este ter falecido e ter deixado uma irmã a Júlio Iglésias com apenas ano e meio de idade, e mais, a segunda esposa do pai de Júlio Iglésias está grávida do segundo filho. Por isso meus amigos e amigas o que é preciso é saúde até aos 90 anos pelo menos.

Feliz Ano Novo de 2006!!!

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Pai Natal

Como em Portugal ainda se acredita no Pai Natal que há-de chegar para resolver crise que o país atravessa, num misto de Sebastião revisitado e Papá Noel bonzinho, faço aqui um apelo para esta quadra festiva. O Pai Natal só vem a quem se portou bem o ano inteiro e, mesmo esses, na maioria, já têem idade para saberem que o Pai Natal não existe, e que, Pai Natal somos todos nós porque temos que fazer por nós próprios, ninguém faz por nós. As sucessivas crenças num Sebastião que virá salvar o país dos males que o graçam é, ciclicamente, promovido pelas máquinas de Marketing político dos partidos do poder, e o povo, esquecido, vai lá a todas as eleições depositar o seu cheque em branco para todos aqueles que, em 30 anos, nada fizeram pelo país, ou pouco aliás.
Temos uma geração que cresçeu no Cavaquismo onde, a educação era alvo de chacota de todos, menosprezada e abandalhada. Qual será o espanto em saber que os jovens trintões portugueses se interessem mais pelo Big Brother do que propriamente em ler um livro por exemplo? Nenhum, simplesmente nenhum espanto, aliás, espanto seria se fosse o contrário. Adicionalmente a isto está o facto de esta geração ser essa massa enorme de indecisos que votam de acordo com o tipo de campanha e que, a nível de exigência para com os seus governantes, estão-se a borrifar.
Aproveitando a quadra festiva em que nos encontramos, desejo a todos vós um Feliz Natal. Pode ser que o Pai Natal exista e nos traga um presentinho bom que precisamos neste país, uma classe política séria e renovada!!

FELIZ NATAL A TODOS!!!!!

P.S. : Já agora na noite de Natal desliguem os exaustores não vá o Diabo teçê-las!

terça-feira, dezembro 20, 2005

Um barómetro por favor!!!

Eu nasci numa ex-colónia Portuguesa em �frica, mais propriamente Angola, no entanto, pelo facto de ter saído de Angola com um ano de idade, não tenho propriamente recordações do país onde nasci. Qualquer das vias, sempre vivi com as recordações que os meus pais e familiares trouxeram de Angola, bem como, com o estigma criado em Portugal em torno dos apelidados de retornados, termo mais lisonjeiro que o conhecido "branco de segunda". O facto é que, no seio dos que vieram de Angola, Mário Soares é persona non grata por ser inculcada neste a responsabilidade da perda de Angola. Sempre achei estranha essa teoria, e sem querer ilibar de culpas Mário Soares pelo processo de abandono de Angola, de que este fosse culpado de todo o processo. Numa altura em que Portugal se via na situação de país colonizável pelas potências da Guerra Fria, as ex-colónias, eram um fruto mais do que apetecido e, nos bastidores das "conversações" as peças do xadrez político movimentavam-se frenéticamente.
É um erro culpar-se apenas as autoridades Portuguesas da altura pelo processo de abandono que se verificou porque, sem margem para dúvida, este foi maneatado pelas potências da Guerra Fria numa luta pelo controlo geo-político de uma zona do globo extremamente rica. Fico com a sensação que alguns retornados ainda sonhavam com um país livre, Angola, com a convivência entre europeus e africanos sana e pacífica. Pensou-se isso antes da descolonização e alguns partidos independentistas, o MPLA por exemplo, tinham nas suas fileiras europeus que sonhavam com uma Angola livre e independente. O facto é que esse cenário não interessava às novas potências colonizadoras, EUA e URSS, e o processo de saída rápida de Portugal teve que ser feito. É necessário referir que nas negociações para a Independência de Angola o Partido Comunista Português teve um papel fundamental e decisório no abandono de Angola pelos Portugueses e consequente entrega do poder ao Partido menos expressivo em Angola, o MPLA. Quanto a Mário Soares, apesar de ter sido responsável pela ideia de uma transição rápida e com eleições entre os partidos independentistas contrariada pelos negociadores afectos ao Partido Comunista, se teve influência no desenrolar do processo, esta não foi a maior nem a mais decisiva, nas negociações os comunistas sempre foram condescendentes com as pretensões do MPLA, contrariando a estratégia oficial de Portugal. Culpados pela descolonização de Angola, ou melhor, pela forma como este se desenrolou apesar de ter vindo com vinte anos de atraso, foram: EUA, URSS, Rosa Coutinho, Salazar e Marcelo Caetano, no meio de isto tudo está também Mário Soares, pesa embora o facto de, na no top mais da lista o seu nome não constar em primeiro. Infelizmente, muitos portugueses que foram para Angola viveram uma quimera alimentada pelo Estado Novo que tinha que manter a sua presença em �frica para usufruir das riquezas das ex-colónias Portuguesas.
Por fim, a todos aqueles que ainda pensam com os pés, que é o mesmo que dizer, todos aqueles que ainda pensam que os retornados é que desgraçaram este país, devo dizer o seguinte:

  1. Se muitos têem reformas aos retornados o devem por estes terem feito descontos nas colónias para Portugal e não terem usufruído destas quando se reformaram. Tenho o exemplo de um falecido Tio meu que descontou durante 20 anos para a Segurança Social Portuguesa mas que, quando pediu a reforma já em Portugal, foi-lhe negada e só contou o tempo que descontou cá em Portugal.
  2. Se Portugal era, e ainda é um país cinzento e fatalista, com a vinda de todos os retornados, Portugal ficou sem dúvida menos cinzento com a alegria e horizontes abertos dos retornados.
  3. Se não fossem as colónias Portuguesas durante o regime fascista, em Portugal continental, teria-se morrido de fome.

Não se esqueçam, aprendam a viver a vida sem ficar amarrado ao que já não volta.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Direito de Pernada

A Câmara Municipal de Tomar instaurou uma comissão para descobrir legislação antiga, ainda em vigor, que lhe permita descartar-se de algumas responsabilidades e obter alguns benefícios. Tudo isto foi despoletado por uma disputa entre a Junta de Freguesia de Paialvo e a Câmara Municipal de Tomar, em que a Junta de Freguesia de Paialvo reclamava o custeamento das despesas de conservação do Pelourinho sito nessa freguesia pela edilidade. Em resposta a esta exigência, a Câmara Municipal de Tomar, recorreu a uma lei do tempo de Salazar para se isentar de responsabilidades. Entretanto, descobriram uma Lei que confere o Direito de Pernada ao Alcaide da Vila de Tomar, que é o mesmo que dizer o Presidente da Câmara, e que consiste no direito que esta Lei confere ao presidente da edilidade do concelho em dormir com todas as noivas que casem no concelho. O facto é que as leis enquanto não forem revogadas produzem eficácia e esta lei do tempo do reinado de Pedro I não é excepção. Resta saber se há, ou não, cumprimento da Lei, Lei é Lei!!!
Quem me dera ser Presidente da Câmara.....de Tomar é claro!

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Sonho com um Verão que há-de vir





Já a algum tempo que tinha vontade em ir visitar a Irlanda, não propriamente pelo seu clima tropical, mas, sobretudo, pelas pessoas que eu, sem lá ter ido alguma vez, estou em crer que sejam extremamente simpáticas e divertidas. Este é o meu sonho de um Verão que há-de vir.

Sugestões de Natal

Vou iniciar uma rubrica em que vos vou dar dicas para as prendinhas de Natal a oferecer a miúdos e graúdos. Quem nunca desejou ter no Natal um brinquedo fantástico? Toda a gente concerteza e agora imaginem a sensação que será uma criançola, ou até mesmo o papá, receber um lança rockets ou até mesmo um tanque de guerra completamente equipado, humm?!!! Pensam que é difícil? Pois não é nada difícil basta consultarem o catálogo que o Ministério da Defesa Russo tem a net e encomendar. Também temos vasos de guerra!!!

P.S: Se calhar há promoções em Janeiro!!!

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Mistérios Insondáveis

Há coisas que para mim são um mistério absoluto. Coisas que, por vezes, apesar de serem explicadas escapam completamente à razoabilidade pois, essas coisas explicadas, são do conhecimento geral de todos mas, todavia, as pessoas insistem a incorrerem nos mesmos erros de sempre. Os dados acerca da violência doméstica são negros em Portugal e também noutros países, no entanto, há um denominador comum. Em todos os casos de violência doméstica os maus tratos são reiterados e contínuos durante vários anos, ou seja, na generalidade, as mulheres vítimas de maus tratos só reportam estes casos após vários anos de abusos. Se por um lado se pode explicar esta situação pelo peso que a educação machista a que as gerações que cresceram antes e durante os anos setenta, por outro lado, não é explicável quando enquadrada em pessoas mais jovens e que são, sem dúvida neste aspecto, mais esclarecidas acerca do seu papel na sociedade, como mulheres, e quais as responsabilidades, direitos e obrigações enquanto parte de um casal. Devo salientar que a igualdade de tratamento entre homens e mulheres ainda não é o que deveria ser e que há muito a fazer, no entanto, já não estamos nos anos sessenta com o papel esclusivo de Fada do Lar dado à mulher, ou estamos?
De várias conversas que tenho tido com amigos e amigas que estão nesse imaculado e intocável estado matrimonial, com ou sem papéis, o que eu verifico é que as mulheres aturam muito mais impropérios e brigas do que propriamente os homens. Parece que para as mulheres o importante é agarrarem-se de unhas e dentes a um relacionamento que não é saudável mas que, segundo elas, é importante manter-se por uma questão de segurança. Segurança? o que é isto? Ter sempre alguém em casa quando se chega do trabalho mesmo que seja, invariavelmente, para se brigar sobre assuntos que não merecem ser discutidos quanto mais se brigar por causa disso? Há outro aspecto que é importante salientar que é o facto de as mulheres pensarem, ao mesmo tempo que os homens, que o facto de viverem juntos e haver "responsabilidades" poderá produzir alterações subtanciais ao seu parceiro para melhor. É certo que alguma coisa muda na nossa vivência quando vivemos juntos com alguém e viver com alguém é também um "jogo" de cedências implícitas mas que surgem de uma forma espontânea, e como tal, a vivência é possível e saudável. No entanto, quando ninguém pretende alterar a sua forma de ser, o relacionamento, não altera por si só, ou seja, é altura de se rever muito cuidadosamente toda a estrutura do relacionamento, o que é o mesmo que dizer, curtam enquanto durar porque está condenado a acabar violentamente se nos apercebermos disso tarde demais. Para piorar a situação e sem generalizar muito porque nem todos somos iguais felizmente, há quem pense que um filho poderá produzir as alterações no seu parceiro que o próprio realcionamento não conseguiu produzir. Resultado? Divórcio, filhos com pais a tempos espaçados e mulheres amarguradas com elas e com a vida.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

As coisas da vida

Sinceramente não consigo perceber aqueles que falam/opinam/aconselham/alvitram/desvendam etc etc... as coisas da vida. Será que ainda não perceberam que a felicidade está a 10 forwards de distância num qualquer mail com uma apresentação pirosa em Powerpoint? será que nunca receberam uma porcaria dessas? Gostava de saber quem é o(a) artista/artola/quem não tem nada que fazer/opinador/pessoa com um gosto muito duvidoso que faz aquelas apresentações pirosas. Se houver dinheiro envolvido nesta história de enviar fowards para centenas de pessoas com mensagens idiotas eu também quero aprender o ofício. Um dia destes meto a minha foto numa apresentação feita em Powerpoint com o NIB da minha conta e digo que sofro de uns ataques e que se depositarem qualquer coisinha na minha conta e, como não poderia deixar de ser, fizerem foward a pelo menos 10 pessoas que eu não as irei chatear a casa com uns ataques manhosos a espumar da boca.

Resoluções de Final de Ano

Aproxima-se a época do ano em que muitos de nós tomamos as resoluções de final do ano, ou seja, pensamos acerca do que sucedeu durante o ano que está a terminar e tentamos perspectivar o ano que vem. Eu também estou a equacionar que tipo de resoluções irei tomar para o final do ano. Tendo em conta alguns acontecimentos recentes, ou quase, da minha vida, aprendi que a vida tem que ser levada um dia de cada vez e, como tal, as próprias resoluções de final do ano vão contra tudo isso. Houve dois eventos que me marcaram bastante e moldaram a minha forma de olhar a vida, não interessam quais concretamente mas, de facto esses eventos esculpiram, em baixo relevo, a superfície de quem sou. Tomei uma abordagem nova à vida, ou seja, vivo o dia de hoje esquecendo o que foi o ontem e não pensando muito no amanhã. Irresponsabilidade poderão pensar alguns mas gosto de chamar isto sanidade. Apercebi-me que por cá, neste mundo “civilizado�, temos uma vida absolutamente estúpida e insípida, e eu, como os demais mortais, gostaria de apreciar mais a curta vida que temos por cá. Não posso viver atracado a eventos que se passaram, nem tão pouco, a aquilo que poderá ser o dia de amanhã. Assim a minha resolução para o final do ano é:

Não tomar resoluções algumas que sejam, viver a dia um dia após o outro e tentar tirar o máximo proveito de cada dia que nos é oferecido. Marcarei objectivos genéricos sem compromisso de resolução e viverei a vida, ou seja, quero ver a vida correr. Viajar, conhecer pessoas, conviver com pessoas e viver a vida tal como ela poderá ser….boa!!

Quanto a vós, desejo-vos o mesmo, curtam a vida!! Um dia de cada vez é claro!!!

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Debates

Já vi os dois primeiros debates entre candidatos à Presidência da República e o que, quanto a mim, melhor caracteriza os mesmos é a palavra fraco. A forma como estão a ser conduzidos os debates está a permitir o não debate de ideias. Neste cenário, Cavaco Silva, é o mais beneficiado por via do facto de ser o candidato que tem a noção mais vaga e desfasada do cargo e, consequentemente, menos ideias. Mário Soares afirmou isso ontem antes do debate e fê-lo de uma forma acutilante na medida em que, os debates, foram negociados entre os cinco principais candidatos, sendo a vontade de um candidato, Cavaco Silva, mais forte que a dos demais. Já referi que, ou pelo menos fiz entender, que a candidatura de Cavaco Silva goza do apoio de opinion makers no sentido de formularem a imagem de uma supercandidatura ao ponto de, em sondagens com 500 e poucas entrevistas válidas, darem a vitória mais que certa a Cavaco Silva. É conhecido, pelo menos aos mais atentos, que as Televisões nacionais pendem para uma determinada área política nacional e que, por coincidência digo jocosamente, o beneficiado desta situação é o PSD. É altura de pararmos e pensarmos bem se pretendemos continuar com este velho estar de coisas que nos deixou na ruína. A todos os que são de Esquerda a campanha também é de todos nós, independentemente do candidato, para fazer frente a esta manipulação baixa a que a opinião pública está a ser sujeita.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Tuganews

No outro dia é que reparei neste pequeno detalhe dos noticiários Portugueses. Todos os anos, por esta altura, há sempre uma notícia acerca da queda de neve na Serra da Estrela. Qual é a novidade? Todos os anos neva na Serra da Estrela, não é novidade nenhuma, no entanto, todos os anos temos que gramar com um skecth acerca da neve começou a cair na Serra da Estrela, acompanhada sempre é claro, por um turista nacional a deslizar encosta abaixo com um saco de plástico. Mas que raio de noticiário temos nós por cá? De facto, notícias há poucas e os jornalistas têm que "inventar" algumas notícias para encher a grelha.

sábado, dezembro 03, 2005

Macacos no Estádio

Ontem realizou-se o FC Porto - Sporting e a uma dada altura no jogo ouviram-se sons simiescos vindos de um sector das bancadas do Estádio do Dragão. Refiro-me a um momento do jogo em que Rogério, jogador do Sporting, se aproxima da linha lateral e é "presenteado"com um coro de Uhuh típico dos macacos. Depois de ter visto, ou melhor, ter ouvido isto, coloco a seguinte questão: Será que estavam macacos a verem um jogo de futebol? Espero bem que não!!
De resto o meu Sporting mostrou a Garra de Leão!!!