domingo, fevereiro 10, 2008

Estes Romanos não devem, estão mesmo loucos!!!o

Lembro-me que quando ingressei no secundário alimentei o sonho de um dia vir a ser advogado. Por sorte e por mérito de um professor meu, um gabarolas frustrado com a sua condição de professor apesar de ser advogado, desisti da ideia assim que começei a ouvir as histórias dele sobre os estranhos contornos da Justiça em Portugal. Achei nojento e contra os meus princípios as histórias de chica-espertice de advogados que esse meu professor me contava e, felizmente para mim, a disciplina de Direito era opcional e no ano seguinte escolhi Sociologia como disciplina opcional e adorei-a. Tudo isto aconteceu porque na altura toda a gente queria tirar Direito e eu pensei que isso fosse bom para mim não fosse eu ter uma lábia brutal mas, felizmente, tinha escrúpulos e isso colide com a função, no entanto, o curso de Direito era o curso da moda na altura em Portugal, todas a gente queira tirar o curso porque as histórias que se contava era de que o curso servia para tudo, até mesmo para gerir empresas por incrível que isso possa parecer. Ciclicamente, em Portugal, lancam-se cursos como sendo a panaceia universal e ou a resposta milagrosa para todos aqueles que querem tirar um curso e serem Doutores empregados de imediato num cargo a ganhar bem e a fazer pouco ( é disso que se trata! ). Mais tarde passou para Gestão de Empresas porque Portugal tinha que se modernizar e para o efeito, como é hábito em Portugal, começou-se a construir a casa pelo telhado, ou seja, em vez de começar a formar a mão de obra e os processos produtivos, começou-se por formar os gestores cheios de teorias modernas de gestão para gerirem as fábricas anacrónicas de salários mínimo, trabalho infantil e trabalhadores semi-analfabetos, brilhante!. Depois veio Psicologia, uí a panaceia universal toda a gente queria ser, toda a gente queria ter um a trabalhar na sua empresa que moderno!!! Agora estão no desemprego. Actualmente são os Engenheiros Mecânicos que até para Comerciais têem como requisito serem engenheiros, resta saber o que irá acontecer futuramente quando saírem os imprescindíveis técnicos de manutenção mecânica nível III a fazerem o mesmo que os Engenheiros Mecânicos fazem agora. Querem adivinhar que irá acontecer??? Desemprego! Tudo isto acontece porque há academias a alimentar com alunos porque é assim que há financiamento e todos nós sabemos que o curso de Engenharia Mecânica tem poucos alunos, ou melhor, tem muitos que não entraram noutros cursos. Brincam com o futuro das gerações de Portugueses num constante manejo de influências para preservar tachos.
Por último, tenho o mais profundo respeito por todos aqueles que desempenham as funções, ou não, de Engenheiro Mecânico, Psícologo e até mesmos Advogado mas este post, como devem ter reparado, não se dirige a eles propriamente mas sim a todo um sistema a que Portugal está entregue, ou melhor, refém.

Sem comentários: