sexta-feira, janeiro 25, 2008

Descrédito

Não tenho tido muita vontade de escrever seja lá porque for seja lá qual for o tema. De alguma forma parece que estou anestesiado com tudo o que se passa à minha volta, o que me leva a pensar num tema ter algo a dizer mas depois pensar, mas para quê? o que serve? de que vale? Pois realmente valerá sempre qualquer coisa mas estou cada vez mais desencantado com o país e, sobretudo, com o povo. É fácil apontarmos para uma figura que outrora era o bicho papão e que agora é o Estado/governo e dizer que a culpa é deles ou dele e continuar a praguejar por aí contra estes e a mandar bitaítes acerca de como, se eu mandasse, seriam feitas as coisas. Um povo que está cada vez mais embrutecido por novelas, talk-shows, modelos fotográficos a representar, fait-divers, jornalismo de referência ( má por sinal) e um governo que nos trata, em alguns casos com razão, como se fossemos uns camelos que para aqui andamos. Utilizo o vernáculo de café para ver se chego aos tipos que andam de Nikes e Adidas e GPS nos carros e cuja preocupação se centra na forma como vão comprar o novo modelo de telemóvel de 4ª ou 5ª geração. Toda a gente tem uma opinião mesmo que o assunto seja Física Quântica e protestam. A Comunicação Social é muito fraca e manipulada por interesses partidários à direita e à "esquerda", querem o óbvio, o ruído o escândalo, a desinformação, mandar areia para os nossos olhos. Fizeram uma campanha em prol de Alcochete que, apesar de uma hipótese lógica, quanto a mim apesar de não ser técnico logo não me pronuncio sobre a validade técnica da escolha, mas que, neste caso, favoreceu, desde já, os privados com a construção de uma nova travessia sobre o Tejo e a sua exploração por privados que encherão os cofres deles e do Estado ao ponto de, em 20 anos, conseguirem pagar dois aeroportos de Alcochete. No entanto, pergunto-me, será que ninguém viu este aspecto? Onde começa o interesse nacional e começa o interesse privado? Onde se intersecionam? Os negócios são feitos nas cúpulas e nós o povo, como sempre, vamos vivendo contentes com a novela e com o GPS. Estou farto deste povo inculto e atávico !!!

Sem comentários: