domingo, dezembro 03, 2006

Exercícios

Por vezes dou por mim a fazer exercícios mentais utilizando como alvo do exercício muitas situações quotiadianas com as quais me deparo. Um desses exercício prendia-se com a seguinte situação hipotética:

Se um dia um cidadão Norte-Americano chegasse à nossa fronteira e pedisse asilo político por falta de democracia no país dele e pela constante violação dos direitos humanos no seu país, eu se fosse o responsável pela emissão dos vários tipos de vistos de entrada, dar-lhe-ia de imediato. Porquê? Por causa disto e doutras coisas vejam.

De facto tenho vindo a desenvolver esta técnica migrada de um costume que eu tinha enquanto pequenote que era o de abrir o brinquedos todos para ver como funcionavam ou, pura e simplesmente, a utilizá-los fora do contexto para verificar a sua versatilidade. Apesar disso há temas que fogem a esta técnica e cuja resolução passa por uma rápida observação directa. Verificar que uma pessoa que eu conhecia com 58 anos de idade, com uma história de trabalho árduo e muita correcção, ver a sua vida a ser ceifada num espaço de dois meses por um cancro e em contrapartida ver a forma como um crápula como é o General Augusto Pinochet com 80 anos by-pass no coraçãoa agarrar-se à vida é de uma rápida conclusão só por observação directa. Parece que quem não merece vive mais tempo, ou não?!
Sou Ateu, sou desde à muito tempo, aliás, a minha história com a fé cristã cessou no segundo ano de catequismo quando me quiseram contar as mesmas histórias que me tinham contado no ano passado e, como tal, desisti e informei a minha mãe que não iria mais ligar muito aos santinhos. A minha Mãe desde sempre me compreendeu e respeitou nas decisões que tenho tomado e por isso vai uma enorme gratidão da minha parte à minha mãe católica. Nessa altura o meu catecismo era a Guerra das Estrelas exposta na montra da loja de brinquedos perto da Igreja. Nem calculam os salmos que eu imaginei com as naves e os bonecos da Guerra das Estrelas, esse sim era, na altura, o meu credo. Reescrevi a bíblia quase toda substituíndo os velhos barbudos pelo Chewbacca e restantes personagens.

Sem comentários: