segunda-feira, setembro 05, 2005

Um Tuga em Moçambique

Propus-me a escrever uma posta relatando as minhas aventuras em Moçambique mas é complicado resumir num texto tudo o que vi, bem como, o cheiro, as cores, as pessoas e a luz de �frica. Antes de embarcar no avião, com destino a Maputo, mentalizei-me que iria para um país pobre do Terceiro Mundo e que a pobreza dominava, como tal, vacinei-me mentalmente para esse aspecto e fui confiante. Uma vez lá, vi que as vacinas mentais não são capazes de fazer frente a esse vírus poderoso que é a realidade. Por cá não fazemos a mais pálida das ideias do que é pobreza e miséria, a luta diária para comer qualquer coisa, literalmente, qualquer coisa. Não quero negativizar a minha opinião sobre Moçambique com a questão da pobreza mas, a pobreza, é algo que é por demais evidente e entranha-se na pele, mexe com uma pessoa. Moçambique é muito mais do que isso, Moçambique é �frica esse continente que é mágico, só quem lá foi ou esteve consegue compreender o que eu quero dizer com isto. É indescritível o que se sente quando se chega a �frica, tudo é poderoso, imenso, lindo é magia pura.
Maputo é uma cidade linda apesar de estar presentemente feia, os prédios não foram pintados desde 1975, altura em que os Portugueses, os Tugas, abandonaram Moçambique. É curioso mas a ideia que os Moçambicanos têem acerca da “descolonização� é a de um abandono por parte dos Portugueses. Após a descolonização sentiram-se completamente abandonados e os anos após a descolonização foram muito duros para o povo moçambicano. Por lá ainda se vibra com o campeonato de futebol Português, as notícias via RTP �frica sobre Portugal são actuais e muito vivas ainda. Todos falam Português, desde o mais humilde ao mais rico, sim porque os há e muitos ricos.
Irei continuar a falar acerca de Moçambique através de outras postas mas queria frisar que adorei o país, em especial o interior do país, e o seu povo maravilhoso, senti-me em casa. Vou deixar os meus agradecimentos às pessoas maravilhosas que me deram o privilegio de conviver e que me acolheram como se eu fosse família. Assim os meus sinceros agradecimentos a:

Rosmin
Gito
Amina
Eunice
Belito
Mustak
Victor
Sharia
Angelo
Abdul Razaque
Jerri ( o primeiro turista na Lua)
Abudulah

Enfim a todos e espero não ter esquecido de ninguém mas se o fiz é porque foram tantos e bons companheiros(as)

A todos um abraço do tamanho deste mundo inteiro! Bem hajam!!

Sem comentários: