A propósito de uma afirmação de um notável economista da praça dizendo que o Neoliberalismo estava a ser substituído por uma maior intervenção do Estado e que este tinha que se adaptar à nova realidade apesar de já não estar habituado, devo colocar a seguinte questão rápida simples e concreta, se está previsto nos modelos economicos amplamente aceites por todos os académicos da área porque é que foi preciso deixar bater no fundo? Se o fluxo monetário de consumo era superior à riqueza gerada ( contrasenso em termos mas a forma mais fácil de explicar) e isso iria acarretar problemas de liquidez aos bancos, volto a perguntar porque é que foi necessário deixar chegar a este ponto?
O Sr. Marx dizia o seguinte:
"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
Karl Marx, in Das Kapital, 1867
Querem ver que o Sr. Marx tinha razão?!
terça-feira, fevereiro 17, 2009
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
Mister Sampaio
Foi com deleite que ouvi o discurso de Jorge Sampaio na TSF a falar acerca do estado actual das coisas a nível mundial, e mais particularmente, na Europa. Expressões como Neoliberalismo ou combate ao neoliberalismo que já não ouvia à tanto tempo fez-me lembrar que por aí há uma esquerda mais realista e menos demagógica ao contrário da esquerda conformista a tentar fazer o melhor possível do neoliberalismo selvático que temos hoje em dia. A esquerda robin hood do tira ao rico para dar ao mais pobre é ensonsa, falta sal pungente e realismo de governação. Quanto à direita está a ser o que sempre foi um mar de oportunistas baratos e chicas espertices. Volta Sampaio estás aperdoado ;)
Subscrever:
Mensagens (Atom)