quarta-feira, março 29, 2006

Créditos a quem os merece

Fazer uma tese de mestrado num tema que não está muito desenvolvido, ou melhor, ainda com muitas ligações ao passado escolástico e, mesmo assim, perante três juízes de cátedra, conseguir um Muito Bom na defesa da tese de Mestrado é obra! Parábens Rui! és grande pá!

segunda-feira, março 27, 2006

Impressões ou evidências mais que certas

É minha impressão ou na maioria dos restaurantes portugueses o doce da casa leva sempre leite condensado, natas e café. O bife da casa é quase sempre algo a boiar em natas. A inovação é um ítem imprescindível para o êxito de um negócio e os restaurantes não são excepção, nem podem ser.

sexta-feira, março 24, 2006

A torção do apêndice caudal da fêmea porcina

Gostaria de colher as impressões daqueles que, em Portugal, são adeptos da expulsão pura e dura de todos os imigrantes ilegais agora que o Governo do Canadá se prepara para ordenar expulsão de mais de 10.000 Portugueses ilegais naquele país. São estas pequenas coisas que nos fazem pensar, ou deveria, acerca de muitas das coisas que pensamos e dizemos da boca para fora porque, indubitalvelmente, por vezes a porca torce o rabo.

terça-feira, março 21, 2006

TV Rural ou Ganza Rural

Se para alguns, conservadores de Direita é claro, é difícil compreender porque razão os EUA têm vindo a colher a animosidade de outros povos, especialmente daqueles que são "libertados" pelos EUA, para muitos felizmente isso não é espanto nenhum. A forma extremista como os EUA tentam impingir os seus valores e crenças sobre os restantes povos é conhecida e nefasta, disso não há dúvida, a não ser na cabeça dos conservadores de Direita que ainda não conseguiram compreender o porquê ( começo a temer pela sanidade deles). A última pérola do Ultraconservadorismo primitivo dos EUA tem a ver com este Sr. responsável pela campanha pela legalização da Marijuana que, por via da perseguição movida pela DEA ( a Judite lá do sítio) teve que se refugiar no Canadá. Como se não bastasse, a DEA, está a enverdar esforços no sentido de tentar a extradição deste Norte-americano que, segundo eles, é responsável pelo maior tráfico de marijuana através da fronteira Canadiana. Nada seria de espantar se o senhor em causa não tivesse apenas uma loja que vende artigos de marijuana e sementes da planta, perfeitametne legal no Canadá, esse país civilizado, e estivesse a desafiar o DEA Norte-americano com este site e uma campanha pela legalização da Marijuana.
Se a questão da legalização das drogas é controverso eu aceito, o que eu não aceito é um país como os Estados Unidos que vende armas nas secções de desporto de um qualquer supermercado, estar a dar "lições" de moral aos demais ao tentar "elucidar" os demais acerca dos malefícios que representa a representação maciça de Marijuana ao pessoal, sim porque se vender Marijuana é tráfico, vender vinho ou cerveja também é!!! The land of the free pois pois.

sexta-feira, março 17, 2006

Dá que pensar

Dá que pensar este movimento em torno do futebol e como, este movimento, consegue atrair e mobilizar pessoas e mentes. Em Portugal a participação cívica muitas das vezes é escassa, muito á quem do que seria desejado, no entanto, quando se fala acerca de clubes de futebol o cenário muda radicalmente. Num momento a crise que que vive aninhada nos lábios de todos os Portugueses em amenas cavaqueiras de café, foi silenciada e desprezada quando o Benfica ganhou o encontro frente ao Liverpool. Por momentos, neste caso horas, os bilhetes para o encontro frente ao Barcelona esgotaram e a crise, essa tal coisa que vive aninhada nos lábios de todos os Portugueses, foi esquecida. Do outro lado da Segunda Circular houve a tentativa de se realizar uma assembleia geral de sócios que não foi realizada em virtude do número de participantes ser manifestamente superior à lotação das instalações para onde foi marcada a assembleia. Estranho tudo isto apesar de eu próprio ser adepto do futebol pois, no caso da assembleia do Sporting, a afluência, certamente, não teria sido essa se estivessemos a falar de uma assembleia da Junta de Freguesia local por muito importante que fosse o tema levado à discussão. Não quero com isto colocar-me em bicos dos pés e passar a mensagem de que, por não pactuar com este entusiamo tão marcado em torno do futebol, serei mais do que quem quer que seja pelo facto de não entrar nesses circos.
Este movimento em torno do futebol, com características endomórficas, que abafa toda e qualquer tentativa de mobilização da população em geral em torno de qualquer outra coisa que não o futebol, é estranho mas é explicável. Sempre se viveu o futebol na perspectiva de que, sendo pobre, o clube de futebol é a única coisa que nos resta e fará sentir que importamos ou que somos bons. Dá que pensar!!!

sexta-feira, março 10, 2006

E que tal um DVDzito para o Natal?

Para todos aqueles que estiveram hoje a ver o maravilhoso directo da coroação de El Rei Cavaco Silva I, Rei de Portugal e Boliqueime, e ficaram com aquela sensação de quem gostou e quis chorar por mais, poderá ver os seus desejos realizados este próximo Natal com a distribuição de um DVDzito da efeméride. Como tal, os que anseiam pelo DVD, podem parar de se autoflagelar com a retoma económica e despir os fatos de borracha tipo confiança institucional e esperar pelo Natal.
Pessoalmente gostei daquela imagem da família Cavaco de mão dada a caminho do Palácio de Belém, parecia a família feliz, só faltava o palhaço Ronald da MacDonald´s. Que momento feliz de televisão ver o nosso grande timoneiro da rota da retoma económica, ou lá o que isso valha porque eu não tenho paciência para esses desvaneios esquizós desta velha carcaça de Boliqueime, acompanhado da sua família de mãos dadas após aquele protocolo Estalinista com laivos de desfile militar Norte-Coreano que as televisões proporcionaram ao lamberem tanto o sapatinho de verniz do PR. Nunca antes foi visto tamanho aparato só faltando as tias do Santana Lopes para colorir ainda mais a festa.

quinta-feira, março 09, 2006

Amanhã é o primeiro dia do resto da tua vida

Música de Jorge Palma? Antes fosse mas não o é, aliás, nem o poderia ser pois, o dia de hoje, é o de coroação, perdão, tomada de posse de El Rei Dom Cavaco, Rei de Portugal e Boliqueime. Prometem-me que hoje não vou ter que levar com os comentadores de televisão insuspeitos vindos algures de um Diário de Notícias ou de um Expresso controlados pela doce e quase, extrema, direita? A forma cândida como os assuntos do país estão a ser levados às notícias são suspeitos. Quase que aposto que apartir de hoje termos como: Retoma e Confiança serão propagados pelas televisões de uma forma tão discreta que, como um elefante numa loja de cristais, irão atribuir isso a Cavaco Silva. Enfim, eu não sei dizem, são as minhas fontes que eu não revelo, a minha mania de dizer ou escrever aquilo que eu penso e que vejo sem pudor algum ao establishment. São Oliveirices!!!

domingo, março 05, 2006

Afinal quem é o Pedro e quem é o Lobo?

Dramas com um enredo intrincado é do gosto de muitos pela emoção que se gera em torno deles como também pela imprevisibilidade que se desfaz sempre no final com um desfecho moralmente feliz e educativo do estilo o amor vencerá sempre. Apesar disso, há histórias que são imutáveis, ou pelo menos, assim se pensava. Na história de Pedro e o Lobo, o falso alarme movido por Pedro é castigado com um final triste, e o Lobo, esse sim real, vê os seus ensejos levados àvante devido às mentiras de Pedro. Na história da gripe das aves não creio que o vírus tenha vestido a pele do Lobo, e neste caso, os papéis invertem-se. Com o alarmismo pago e propagado pela comunicação social, os papéis invertem-se e aqui o Lobo é quem faz o falso alarme e é Pedro quem leva os seus ensejos àvante. É transmitida a sensação de pânico apesar de, no terreno, esse pânico ser muito relativo mas mesmo assim continua-se a veicular suposta informação e levando àvante o intento de instalar o pânico e vender vacinas.
Esta parábola que é a história de Pedro e o Lobo poderia servir para reflectirmos acerca dos limites que existem, ou poderão existir, na difusão de informações baseadas em acontecimentos que podem muito bem ser não-acontecimentos. Mesmo assim, há reportagens feitas acerca da suposta escravatura prepertada por holandeses a portugueses e que baralham um pouco os papéis sendo, numa primeira vista, a atribuição do papel de Lobo dada aos Holandeses. No entanto, os jornalistas portugueses esqueceram-se de referir que, os Portugueses que são sujeitos à exploração vil no local de trabalho, são aliciados por "empresas" sediadas em Portugal e geridas por Portugueses também. É importante referir que os casos de exploração/escravatura registados na Holanda são graves mas por cá, a culpa, também deveria ser distibuída pelas empresas que aliciam e pelo Governo Holandês. Um dos aspectos mais infelizes em torno desta história é o pormenor das reportagens que são feitas acerca deste problema focarem, de uma forma injusta até um certo nível, um aspecto xenófobo e exploratório exclusivamente Holandês/Turco. Os reportéres Portugueses deveria começar por investigar quem levou esses Portugueses para a Holanda mas como temos a comunicação social que temos, é mais fácil lançar o rumor infundado e opaco do que a pura e cristalina verdade sobre todas a suas vertentes e implicações levantada por uma investigação jornalística séria e independente. De certa forma, é mais proveitoso explorar o possível embaraço político do Governo Português do que investigar o problema na sua raiz.

Já agora, o Lobo está para chegar em breve e é de Boliqueime!!!