sábado, março 19, 2005

Sign of the times

A publicidade tem vindo a sofrer algumas alterações forçadas em virtude da alteração, em termos de consumo, por parte dos consumidores. Nos Estados Unidos, com o advento da televisão por cabo digital, os tele-espectadores consomem, cada vez menos, spots publicitários de 30 segundos tão comuns até agora. Uma das razões que explicam esta alteração não tem a ver com um refriamento no consumo por parte dos consumidores mas sim, por causa dos novos aparelhos de televisão digital que já possuem a opção de filtragem de publicidade. Assim, e tendo a Publicidade a necessidade de continuar a permitir uma maior projecção das marcas que promove, houve necessidade de alterar o cariz dos spots publicitários. Se até agora as marcas procuravam construir um conceito em torno dos seus produtos através dos spots publicitários, actualmente, procuram utilizar os mesmos mecanismos que provocam a crença num culto.
Um psiquiatra Norte-americano de origem francesa é pago a peso de ouro para descobrir as palavras que melhor expressão um sentimento de culto em torno de um producto. Cada palavra tem um caminho e uma relação de estímulos no nosso cérebro, ou seja, cada palavra tem um mapa mental no nosso cérebro, e isso, é interessante para promover um culto em torno de um qualquer produto ou marca. Se a palavra amizade, no mapa mental que esta desenha no nosso cérebro, estimula mais ou menos o cortex cerebral, então, essa palavra terá que forçosamente ser associada a um produto nem que seja uma esfregona para limpar o chão. Há um spot publicitário de loiças que tem escrito nos seus produtos, pratos de sopa e outros loiças, slogans no género, You are special, this is family entre outros porque, a loiça, estimula uma série de palavras que estão ligadas à memória e subconsciente. Essas palavras no caso anterior são família, especial e carinho, o que, para loiça tem tudo a ver não é verdade.
Outra estratégia que a Publicidade tem vindo a explorar é Hollywood. O filme "O náufrago" é a história de um indivíduo que sobrevive a um desastre de um avião de encomendas da Feddex mas que no final da história consegue entregar a encomenda e o amor. Parece uma história cândida e sem um significado muito mais evidente que uma historieta de domingo à tarde na TV mas é um spot publicitário de princípio ao fim girando em torno da construção de um culto, ou seja, a Feddex associa-se à ideia de todos os middle age e middle class zés americanos que, a uma dada altura na vida se descobrem e descobrem também a vida. Mas e encomenda chega sempre ao seu destino! Sign of the Times.

Sem comentários: