quarta-feira, março 23, 2005

EMEF

O Público aflorou a questão e eu fiquei preocupado. Refiro-me à possível deslocação das oficinas gerais de manutenção ferroviária, EMEF, do Entroncamento para as antigas instalações da Bombardier. Em causa estão 700 postos de trabalho no Entroncamento fora os empregos indirectos que a EMEF proporciona nesta cidade. É grave e a mim oferece-me dizer o seguinte:


1º A cidade do Entroncamento e os trabalhadores da EMEF não têm culpa dos péssimos negócios que o Estado faz ao vender, ao desbarato, sectores vitais na economia.

2º Mais uma vez se evidencia que existem dois Países dentro de um só país. O Portugal da capital e arredores e o resto do país. Sucessivamente, quando há eleições, os vários candidatos dos vários partidos visitam a Região onde está inserida a cidade do Entroncamento e prometem......................depois do mandato voltam e prometem...............e nos entretantos fica uma região negligenciada como todas as restantes fora do Eixo do Mal Lisboa/Porto.

3º A deslocação das instalações da EMEF para a Amadora irá resolver a perda de 400 postos de trabalho na Amadora para criar 700 postos de trabalho a menos no Entroncamento, digamos que é uma medida inteligente.

4º Esta visão economicista e manicaísta de fazer política é nojenta, e os jornais à excepção do Público, fazem por agudizar este politizar das questões. Se fechar uma fábrica em São João da Madeira ou outro local no país desde que não seja em Lisboa, é notícia fugaz nos noticiários. Mas se alguém fechar uma fábrica em Lisboa, então sim, é um caso "nacional". Simples e concreto, como em quase tudo na minha vida devo dizer Puta que os pariu!!! Aos noticiários é claro.

Por último devo recordar ao Governo que a água que se bebe em Lisboa é do Ribatejo, as linhas do comboio passam pelo Ribatejo e até a electricidade é produzida no Ribatejo. Se de repente alguém se lembrar, no Ribatejo, de deixar de forneçer a carne, os legumes, os cereias a Lisboa, o que aconteceria? Em dois dias estariam sem ter o que comer, ou se o arranjassem, seria a preços exurbitantes. Think about it!!

Sem comentários: