sexta-feira, março 11, 2005

Atrasos

Esta semana tem sido infernal, pleo que, quer o tempo quer a disposição por vezes para postar seja o que fôr não tem sido muita. Agora que já deito IRS pelos olhos e a semana findou tenho tempo para postar algo acerca de dois temas que irei aprofundar mais tarde. Desde já agradeço o email da Analitica com o texto acerca do vírus HIV que, a mim, suscitou bastante curiosidade e vontade de postar algo mas, devido à escassez de tempo, não tive tempo de pesquisar mais acerca do tema. Contudo hoje é 11 de Março, dia em que se "comemora" o primeiro ano do atentado em Atocha, Madrid. Desde já espresso a minha solidariedade pelas vítimas desse atentado mas algo me surge na ideia e que me faz impressão. Comemoração? está-se a comemorar o quê? a morte de pessoas inocentes?
Isto vem a propósito de algo que tem-me ocupado alguns momentos de ócio. O conceito de Terrorismo. Pegando também no texto que a Analitica me enviou falando acerca dos preconceitos e conceitos mais subversivos em torno desse flagelo, eu pergunto-me para quando o Dia das vítimas da SIDA às mãos da Indústria farmacêutica? E as vítimas civis do Iraque? são terroristas ou vítimas do Terrorismo?
A noção de Terrorismo, ou melhor, terrorista, actualmente, a meu ver, substituíu o conceito de selvagem do século XIX. Como na altura se "legitimavam" as atrocidades cometidas aos selvagens sob o pretexto de se estar a civilizar os selvagens, hoje em dia, o que é que se está a fazer? Desterrorizar os terroristas?

Sem comentários: