quinta-feira, julho 19, 2012

Quero o meu sonho europeu de volta

Quero o meu sonho europeu de volta. Onde está ele? O que é feito do Estado Social? De onde vieram estes fundamentalistas cristãos de Direita ultraconservadora? É altura de mudar, mas como e para onde?

segunda-feira, julho 09, 2012

Multibanco



O tema é menor, o tom é de pequinhice mas faz-me muita confusão as pessoas que vão com uma resma de contas para pagar no multibanco. Fazem esperar os demais enquanto "tratam da papelada" com a minúcia de quem tem todo o tempo do mundo ou quase. Os mesmos que começam a bufar se estiverem um segundo que seja a mais à espera numa fila. Quem é este espécimen que vai para um local público, sim refiro-me a aqueles que vão para supermercados por exemplo, e sacam da resma de papéis e do coldre de cartões alguns dos quais de crédito e toca a disparar códigos verdes códigos como se o amanhã já não viesse. Será que eu tenho que levar com a conta da Luz, água, prestações dos carros, penhoras e demais contas olhos a dentro?? Será que pensam que ali existe anonimato ou será um local de peregrinação para quem paga dívidas com dívidas? Isto baralha-me porque eu quando se trata a pagar gosto do o fazer no recato da minha casa para puder contar os tostões todos, poucos, mas meus. Enfim são posturas mas para quem vai só levantar vinte euritos chateia, ou não?

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Crise e mais crise

Hoje é preciso pensar bem nisto, não podemos só ter serviços, deslocalizar todas as fábricas para países subdesenvolvidos e esperar que, sem produzirmos bens, que conseguimos gerar a mesma riqueza que anteriormente. Para isso é preciso entrar a especulação que é o que actualmente faz este sistema neoliberal de capitalismo selvagem. É preciso saber analisar os prós e os contra porque este sistema favoreçe uma minoria que detém o capital à custa do resto da população que sofre estorquida do pouco dinheiro que ganha. É preciso perceber que o discurso conservador da Direita e o discurso Conservador da Esquerda não resolvem. Os patrões não são o inimigo, os trabalhadores não são os inimigos, os inimigos são os especuladores que nada de concreto produzem senão especulação. Não creio que todas as pessoas de Direita pensem que este sistema é benéfico até mesmo para eles, não quero crer que na Esquerda não haja ninguém que perceba que o Estado Social tal como o conhecemos acabou, não é sustentável com a emergência de países pobres e com o envvelhecimento da população. Não vamos querer continuar com países africanos e asiáticos a produzirem zero bens e a valerem-se das exportações dos recursos naturais até porque à muito tempo que foram acordado para essa trapaça. È preciso repensar o discurso sob pena de encolhermos os ombros pensando que tudo está mal e que não há alternativa. É de reflectir!

terça-feira, julho 26, 2011

Arrepio

Arrepia-me ouvir um deputado com 25 anos de idade, na sua estreia no Parlamento, descrever a sensação de se estrear no Parlamento como um misto entre o real e o místico muito semelhante à experiência que teve quando foi pela primeira vez à missa quando era miúdo/é miúdo. Se assim é, uma experiência entre o real e o místico, a Presidente da Assembleia da República deveria ter sido aquela senhora inglesa da TVI que fala com os mortos e no hemiciclo deveria ser permitido fumar para se puder utilizar o charuto enquanto se fazia camdoblé ou se queimavam alguns hereges para fazer a vontade da Direita old school. Mas que raio de merda de ideia primeiro que tudo por lá um puto com 25 anos num cargo tão importante e segundo lugar não explicar a aquela besta que desempenhar as funções de Deputado na Assembleia Nacional não é a mesma coisa que ir à reunião dos escuteiros, irra!!! É do PP o deputado em causa e como tal explica-se muita coisa.

quinta-feira, maio 05, 2011

Filhote

Não sou muito dado a escrever coisas muito íntimas sobre mim mas desta vez vou ceder nesse aspecto. Não posso deixar de partilhar que a experiência de ser Pai está a ser, para mim, absolutamente fantástica. É claro que agora que o meu filhote é pequenino é a fase mais ternurenta de todas até chegar à adolescência onde, invariavelmente, dá a vontade, por vezes, de apertar-lhes o pescoço( figuradamente claro). Até à adolescência é curtir ao máximo as primeiras palavras, as primeiras gracinhas, as primeiras gargalhadas e os mimos. Depois, são as chatices da idade do armário e da parvoeira e eu que o diga porque se o rapaz sair ao pai vou passar uns maus bocados mas até lá é aproveitar. Não sei quem é que disse que os filhos tornam a vida mais saborosas mas quem quer que seja tem toda a razão. Dão imenso trabalho mas amam-nos incondicionalmente e o que retribuem é de longe muito mais do que o trabalho que provocam. Não quero desrespeitar quem tomou a opção de não ter filhos mas desculpem-me, pelo menos para mim, é uma vida um pouco cinzenta.
Não tenho propriamente um projecto de Educação para o meu filho nem devo o ter. Pretendo que o meu filho se interesse em aprender mais do que colecionar um determinado canudo. No fundo quero o que qualquer Pai quer do seu filho, que seja muito feliz sendo o que quiser ser. Valorizo a forma como ele se esforçará, ou não, para atingir as metas que pretenda atingir. Não tenho vergonha em dizer que o meu filho não quer ser doutor se for essa a vontade dele, quero sim orgulhar-me de dizer que o meu filho é um grande profissional seja no que for com ou sem curso superior. Claro que transmitirei todo o meu conhecimento e, acima de tudo, o gosto por aprender, por saber mais do que o comum, Supra Vulgus sepere cupit e isso, provavelmente, levará ao ensino superior de uma forma muito natural.

segunda-feira, abril 25, 2011

25 de Abril

Lutar por um país que possa dar aos seus concidadãos educação, saúde, habitação e liberdade é um dos propósito do 25 de Abril, pena é que para muitos isso cause alergias. Temos a mesma nata da sociedade de 24 de Abril a comandar os destinos de Portugal. Uma oligarquia lisboeta balofa, preconceituosa , cacique, mesquinha, bolorenta, fétida, complexada, basbaque e retrógada que se julga cosmopolita atrasa o desenvolvimento do país. Não podemos continuar num país onde o poder é retalhado à mesa de um qualquer restaurante de Lisboa como se de um bife se tratasse. A liberdade de imprensa não chegou a Portugal, a imprensa ainda é manipulada pelos partidos do poder, em especial, pelos partidos de direita como é o caso da SIC e a ligação ao PSD ( ultimamente a campnha que têem feito ao PSD é escandalosa ). Liberdade de imprensa há quando tiverem a coragem de divulgar a orientação política da sua linha de informação, o povo tem o direito de saber isso para se informar e participar activamente na democracia.
Não vou comemorar o 25 de Abril, ainda não está feito!!!

sábado, abril 23, 2011

Remédio para a crise

Da tão propalada crise que graça estas terras resta o seu nefasto efeito na população portuguesa que obrigou a sua fuga em massa para terras do Algarve e até mesmo para o estrangeiro, que desastre!!! Sempre foi assim desde que me lembro, ou melhor, nunca deixou de ser assim porque lembrou-me sempre do meu país em crise, apesar de quando em vez, a crise ser mais nítida do que noutras vezes. Na "crise actual" é bom verificar que nos agarramos às nossas tradições e quando há férias grandes, leia-se pontes de feriados, e um bocadinho de sol mesmo que seja apenas uma promessa toca de rumar ao Algarve para esquecer a crise e gastar dinheiro mesmo que pouco a a custo de outras coisas bem mais importantes. É óbvio que não quero alimentar a teoria de que não estamos em crise ou que, como o nosso Presidente uma vez primeiro ministro disse em plena crise, vivemos num oásis económico, a minha pancada não chega a tanto. O que me leva a pensar é no porquê desta reacção, será que a população faz para desanuviar a pressão negativa do dia a dia e encontra nestas mini-férias retêmpera para um novo fulgor para sair da crise? Ou será mesmo a velha máxima que diz que o que queremos é pão e circo?
Continuo a achar curioso como a história se repete. No periodo liberal assolado por grandes convulsões sociais, partidos políticos sem escrúpulos, caciquismo, manequeísmo e irresponsabilidade geral vejo os tempos de hoje mas sem Eça de Queiroz e Bordálos de Pinheiro, estamos amputados de entidades críticas ao estado de coisas, sem acutilância cómica/política que possa mexer com intenções de voto, estamos amorfos!! Para o estado actual de coisas gerado por uma classe política irresponsável e em muitos casos criminosa por incúria, resta-me relembrar Eça de Queirós a propósito dos políticos da altura que eu colo directamente nos políticos portugueses actuais, em especial no cagão do Passos Coelho:

" Os políticos, como as fraldas sujas, devem ser mudados de tempos a tempos"

Precisamos de uma nova classe política, da junção de um conjuntode individualidades isentas e sem o rabo preso para fazer o que os caiciques nunca fizeram nem querem fazer.

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Presidências Sporting e Misses

Não é novidade para quem cá aparece no Raminhos que eu sou um Sportinguista fervoroso. Como tal, não é de estranhar que eu escreva acerca do meu amado clube que me prega algumas partidas ao meu coração, o que vai causar alguma estranheza é eu fazer um paralelismo entre as eleições presidencias e as eleições do Sporting, isso sim é aparentemente estranho. Afinal o que há em comum entre as eleições do Sporting e as eleições Presidenciais? Meus caros em comum têem o facto de ambas parecerem, ou ter parecido no caso das eleições Presidencias, concursos de misses com discurso do estilo paz ao mundo e criancinhas muito felizes. Nas eleições Presidenciais ganhou a Miss que já lá estava para não fazer a malta ter que pensar muito em mudar porque, para isso, somos alérgicos cá em Portugal. A miss eleita tentou salvar a sua honra de donzela apesar de ter sido apanhada aqui e acolá com a boca no trombone, ou melhor, no BPN e os restantes candidatos não conseguiram convencer os demais que seriam, mesmo assim, tão prendados como a donzela que para lá foi posta. Devo confessar que há coerência no discurso e nas acções da miss eleita pois, tal como anunciou, reduziu o seu orçamento de campanha apesar de ter tido a ajuda do PSD e o respectivo aumento do orçamento deste para mobilizar a máquina apoiante da donzela. Há coerência nisto tudo porque quando se começa com hipocrisia tem que se acabar com hipocrisia por mais que não seja aplicando o discurso da felicidade ao mundo e às criancinhas também. Agora vem o Sporting, perguntam-me mas que raio de comparação é essa afinal? Meus caros é simples! Nas eleições sporting já se fazem sondagens sem candidatos nem projectos o que me leva a crer que vamos eleger uma Miss Sporting Presidente porque só vi fotos de candidatos a candidatos e outros que estão a tentar mandar o barro à parede. Além das misses as sememlhanças entre o Sporting e as presidenciais estão no facto de se baralhar e baralhar outra vez e saírem sempre as mesmas cartas, ou seja, só saíem é duques e jockers.
As eleições do Sporting estão a alimentar alguma espectativa em mim na medida em que não se sabe qual vai ser o banco que vai ganhar, perdão, presidente que vai ganhar. Gostava que fosse um tipo qualquer de uma cervejaria porque, se agora o cartão de sócio do Sporting é um cartão do Bes, se o presidente fosse de uma cervejaria, o cartão seria uma Mini e pelo sim pelo não de cada vez que a coisa corresse mal bebiasse o cartão ou, em alternativa, se a coisa corresse bem, bebiasse o cartão e mandava-se vir uma segunda e terceira e quarta via porque a ocasião é de festa. Vamos reflectir nisto!

segunda-feira, novembro 08, 2010

Desabafos

Na minha cabeça a comparação é por demais evidente. Se o Futebol Clube do Porto personifica o Portugal que deveriamos ter, confiante e optimista, o Sporting, por outro lado, é o Portugal de temos actualmente, descrente, hipocondríaco, orfão de liderança. Recordo-me do Sporting dos 18 anos sem títulos e da forma como empolgava as multidões que iam ao velhinho Estádio José de Alvalade, sempre presentes, sempre acreditando, sempre a lutar contra tudo e contra todos. Alguns me dirão que o futebol mudou entretanto, e eu direi a esses que há uma coisa que nunca muda, a vontade de vencer. Com vontade de vencer, com espírito de luta, os resultados aparecem, em vez disso temos os constantes discursos a explicar o inexplicável, a normalizar a derrota. Falta garra, falta liderança e para isso não são precisos milhões. A questão de fundo no meu querido Sporting tem a ver com a liderança que, quando forte contagia, quando fraca contamina. Aprendam a falar para o balneário!!!

quinta-feira, novembro 04, 2010

Desabafo

Em jeito de desabafo escrevo este post para dizer apenas que a situação actual do país, mais propriamente, da política nacional está demasiado cinzenta para eu ter vontade de destilar um bocadinho de veneno num post corrosivo. Contudo, a minha paciência atingiu o limite quanto aos media portugueses, estou farto dos media supostamente "isentos". Será que não é mais do que evidente que a SIC serve a agenda política do PSD? Não será estranho que os comentadores "isentos" sobre a economia são todos conotados com o PSD? Não será estranho que a TVI faça a agenda do PP e da ala mais à direita do PSD para fazer oposição interna? E a RTP que simpatia para com o governo PS, não é estranho? Só quando houver seriedade nos media portugueses ao dizerem qual a orientação política das suas redacções é que poderá haver jornalismo sério. Estamos cheios de Tablóides com mania de Figaro. Os noticiários são jornais Crime e Correio da Manhã ( sem desprimor por estas edições )mas intitulando-se de Der Spigel, mas a quem é que eles tentam enganar? Recuso-me a ver noticiários portugueses, pus uma cruz e não faço mais o calvário!! de agora em diante só a imprensa escrita e mesmo assim com muito cuidado.

quarta-feira, junho 23, 2010

Espectativas

Como vem sendo costume só penso nas coisas quando estão quase a acontecer e não é por ler Tarot ou a minha própria sina que tiro conforto nesta contingência. Não é defeito, é feitio e do piorzinho que há mas sinto-me confortável assim por isso borrifo-me para a cena e sigo em frente. Nunca me tinha perspectivado como pai antes e mesmo assim não me consigo projectar-me do meu EU comesinho do dia a dia e ter essa minha visão própria do meu EU papá. Não porque não me sinta absolutamente maravilhado com a ideia, antes pelo contrário, mas pelo facto de não conseguir antecipar que tipo de galinhagem me vai-se incutir no meu ser ao ponto de me puder tornar num Pai Galinha. Será que vai acontecer isso? Como de início vou pensar nisso quando estiver a lamber o vidro da maternidade a vislumbrar o meu filhote, então sim vou pude ver o Pai galinha que está em mim, ufa estou mais descansado por estes dias. Até lá adeus noites bem dormidas, essa é que é essa.

quarta-feira, maio 12, 2010

Novidades

Da mesma forma que na minha vida pessoal vão haver novidades, também aqui no raminhos não será excepção. Em breve um novo formato subordinado a um tema só, o meu filho.


Até lá


Um abraço

Oliveirinha

terça-feira, dezembro 08, 2009

Táctica

Já expressei aqui a minha discordância e até mesmo o meu repúdio pela Direita Conservadora Portuguesa pelo o que esta representa num país como é Portugal ainda mergulhado nesta sociedade de influência católica. Não tenho, como é óbvio, nada contra quem é católico sou, todavia, contra a Instituição Igreja Católica Apóstolica Romana. Digo contra porque esta instituição pretende ditar os destinos desta e doutras nações e como tal encaro-a como uma Instituição Política com tentáculos conhecidos nos partidos conservadores de Direita aqui representados pelo CDS e pelo PSD na sua ala ultra Liberal, ou como eu os chamo, a Ala Naftalina. Nos últimos anos tenho visto a política Portuguesa a decair drásticamente no seu nível ao ponto de serem empregues tácticas de oposição baseadas não nos projectos mas no denegrir de pessoas em concreto. Quando vemos nos EUA as campanhas assentarem nas ideias de que os candidato opostos não é um bom cristão nem um bom chefe de família daí não ser boa ideia votarmos nele, rimo-nos por acharmos ridículo mas, entretanto, cá em Portugal, estas tácticas são empregues de uma forma muito violenta. Lembro-me do pretenso namoro entre Sócrates e o actor Diogo Infante ( como se isso fosse relevante) na altura das eleições, recordo-me dos timmings precisos de alguns casos mediáticos de justiça como foi a Casa Pia em vésperas da votação de um orçamento de Estado, de um Freeport na última campanha e de uma Face oculta em vésperas da votação do orçamento de Estado. O PSD procura desesperadamente denegrir a imagem do Primeiro Ministro numa estratégia muito idêntica á do Partido Republicano dos EUA que nos presenteou com George Bush, que belo exemplo, que belo postal. Procuram manter aquela sociedade portuguesa muito comezinha do doutor e do engenheiro e das boas famílias, algumas somente claro está, e daquela sociedade mesquinha das verdades incobertas em prol de uma imagem lavada para ir à missa no Domingo. Tenho nojo dessa gentinha muito honestamente, não tenho outras palavras para descrever. Será pedir muito se em vez de atacar pessoalmente fizessem oposição com ideiais, com projectos? seria aceitável trazer para a vida pública portuguesa a preferência sexual do Presidente do CDS e confrontá-lo com os ideiais retrógados do seu partido? Não!! é altura de elevar o discurso político de uma vez por todas.
O link que vos deixo é a mostra de como uma táctica de ataque pessoal pode virar-se contra o feitiçeiro. Mcain, ou melhor, as agências de comunicação do Partido Republicano, fizeram um ataque brutal contra Obama espalhando mailes contra Obama com uma série de mexericos com o intuíto de lançar ideias falsas sobre Obama mas quando isso se tornou demasiado óbvio eis o que Mcain teve que fazer. Para reflectirmos.

quarta-feira, novembro 18, 2009

Horóscopos e saldos de conta.

Estou maravilhado com os horóscopos e explico-vos porquê. Li num jornal o horóscopo do meu signo e lá estava escrito que no amor deveria dizer as verdades por muito que custasse, o que eu concordo plenamente, na saúde que deveria ter cuidado com os pés, mais uma vez concordo plenamente, e no campo do dinheiro dizia que eu já podia fazer a viagem ao estrangeiro porque já tinha saldo suficiente na conta. Fantástico, estou absolutamente maravilhado com isto já não tenho que ter cartões de multibanco ou acesso à internet para saber o se tenho dinheiro suficiente para aquilo que ambiciono, basta ler o horóscopo! Não me contenho de alegria com esta novidade, vejam bem a partir de agora, bancos para quê?! gestor de conta para quê?! horóscopo ou qualquer cartomante ( devidamente creditada pela escola internacional de cartomancia do país das bruxas boas e más que fica algures por aí entre o sítio de onde veio o professor caramba e a abelha Maia, ou só para o amigos, Maya) para ver se há dinheiro. Aliás, amanhã ou outro dia qualquer, não me admiro de abrir o jornal e ver escrito no meu signo que irei herdar uma pipa de massa de um tio qualquer afastado que ninguém conhecia e que me deixou milhões porque fez fortuna no estrangeiro e os astros guiaram-no até mim para me deixar a fortuna de herança e com isso já posso deixar de trabalhar, formidável!!! Creio que estou a viver um momento histórico idêntico aquele na altura em que as pessoas deixaram de ir ao ferreiro para arrancar dentes e começaram a ir a uns tipos novos chamados dentistas precisamente porque tratavam dos dentes e não de ferraduras, o mesmo vai acontecer com os bancários. Parece que estou a ver os anúncios do BES com o Ronaldo de turbante e cachuchos nos dedos e brincos a anunciar que com a abertura de conta no banco tem grátis um mapa astral, só para adesões até sexta-feira 13 claro está. Depois para consultar o saldo é dirigir-se à cartomante mais próxima ou comprar o horóscopo, que alegria!!!

terça-feira, novembro 10, 2009

Referendo

A propósito do casamento entre individuos do mesmo sexo que o PS pretende que seja possível, a Igreja pronunciou-se acerca do tema, tabu para eles,dizendo que deveria haver um referendo como houve em relação ao aborto como se tivessem alguma coisa a ver com a vida privada de cada um ou de cada casal o que eu acho absolutamente inusitado. Devo referir que, a Igreja, a ICAR mais propriamente, de cada vez que se pronuncia acerca de uma legislação nova que quebre as amarras do obscurantismo, saí sempre um resultado estrondoso para a mudança e ainda bem que assim o é. O que ainda não percebi na ICAR é porque raio de carga de água a ICAR ainda pretende que todos, mesmo o que não são católicos, sigam as regras e os dogmas que esta impõe/impunha até aqui. Será que a ICAR pensa que deve dizer de que forma eu deverei viver? Seguindo a lógica batatal da ICAR de meter o nariz onde não é chamada, sugiro então um referendo de duas perguntas sobre a vivência dos membros ICAR a todos quantos vivam neste país, católicos ou não, claro está. As perguntas são:

Deveram os Padres e as Freiras casar-se e assumir o que andam ( alguns) a fazer de à muitos anos para cá em segredo mas desta feita soltando a franga cá para fora? Sim ou Não

Deveria ser obrigatório as freiras e demais beatas fazer o buço todos os dias antes de sair de casa? Sim ou Não

Vamos reflectir e em consciência votar e entregar os resultados a quem de direito.

Oliveirinha dix it

segunda-feira, novembro 02, 2009

A hora do Lobo

Com pouco tempo e por vezes pachorra para escrever, dedico este post a quem de facto merece um espaço em aberto na minha agenda. Falo de António Sérgio, locutor de rádio falecido ontem de madrugada, conhecido por programas de rádio como o Som da frente, Hora do Lobo e Lança Chamas entre outros,para muitos um nome que ficará para sempre gravado na memória e para outros um desconhecido. Escrevo para quem o conheceu e para quem não teve a felicidade de conhecer o seu trabalho, fazendo desde já aqui a devida referência para o lugar reservado que António Sérgio tem de certeza no Olimpo dos Deuses da música. Não escreveu uma única música, não cantava, não tocava mas foi quem deu a Portugal um conhecimento mais profundo da música e que, através dos programas de rádio, deu a conhecer muitas bandas até então desconhecidas mas que vieram posteriormente a influenciar bandas nacionais como foi o caso de Xutos e Pontapés que os lançou. Quando era novito, puto chavaleco vá, tinha como ferramentas o TopFive e o Europe Countdown como programas de onde sorvia a música que mal saciava o meu apetite por ela, circulavam cassetes gravadas com excertos dos programas de rádio do António Sérgio, com músicas interrompidas por gingles e a voz rouca e profunda do Lobo, António Sérgio. Foi António Sérgio que anunciou no seu programa uma nova música de uns miúdos de Dublin chamados U2 que, segundo ele, iriam dar muito que falar no panorama internacional da música, que eu tive o privilégio de conhecer algo mais sobre música e assim saciar o meu apetite voraz para a música. Não era da minha família nem nunca o conheci pessoalmente mas foi uma das pessoas que contribuiu para o meu desenvolvimento como pessoa ao permitir que eu tivesse conhecimento de bandas como Sex Pistols, jesus and the mary chain entre outros, e isso eu não esquecerei nunca mais. Numa altura em que não havia net nem muito dinheiro para comprar discos, António Sérgio ajudou-me a ser o que sou hoje em dia em termos musicais, um ouvinte com mais de 100 gigas de música e que ainda hoje deixo um disco novo a tocar no aparelho para deixar que a música invadir-me como o uivo do Lobo. A António Sérgio muito obrigado.

segunda-feira, agosto 24, 2009

Mal necessário

Não consigo ouvir mais os noticiários a abrirem com mais não sei quantos infectados pelo vírus da gripe A. Todos a gente sabe perfeitamente que, a não ser o caso de alguns doentes muito debilitados, não se morre desta gripe. Aliás, morrem mais pessoas com a gripe "normal" do que com esta gripe, no entanto, os noticiários bombardeiam a opinião pública com notícias de alarme e consternação para encher o noticiário de "conteúdos". Com a política de férias o noticiário entrou em profunda depressão porque já não é possível fazer peças de 5 minutos sobre o espirro que o ministro mandou nem tão pouco colher as reacções da oposição acerca desse acto criminoso de propagação do virus da gripe A para a população, imagino eu já o que seria inventar um conteúdo por causa de um espirro. Neste mês de agosto poderia-se pensar que haveria oportunidade para apresentar algum jornalismo de fundo, com investigação, com pés e cabeça mas não, os jornalistas, tal como todo o país, mergulham de cabeça na silly season do verão e os que cá ficam noticiam mais uns casos de gripe e outros rumam até ao Algarve, perdão ALLgarve, para fazerem a cobertura da festa da pipinha tatinha tótinha ou tátá pitá búbú gágá ou qualquer um dos nomes ridiculos do jet-set nacional. De facto, a politica nacional faz falta por cá senão levamos uma injecção brutal de gripe A de tal forma que se não for da gripe A será concerteza dos programas de verão da SIC e RTP que ficaremos com uma pandemia de esgotamentos nervosos, isso sim.
Não posso deixar de mencionar o cariz económico desta questão da gripe A não fosse esta gripe por um mero acaso ter apenas uma empresa farmaceutica a comercializar o anti-gripe por uma coincidência "do caraças" eu diria. Será que ninguém vê isso? De facto a produção de conteúdos é um negócio ao qual são colocadas pressões comerciais e políticas para modelar este ou aquele conteúdo o que faz-me colocar a questão fucral acerca disto tudo, há democracia no mundo ocidental? Há liberdade? O que há-de se achar acerca disto tudo? Pessoalmente acredito que caminhamos para uma sociedade em que há a liberdade de se pensar desde que se pense da mesma maneira que o poder Instituído pensa, como Henry Ford dizia pode escolher qualquer cor para o modelo T desde que escolha o preto. Porquê? Acreditam que alguém independente terá algum vez hipótese de vencer alguma eleição? Claro que não os opinion makers tratam de lançar as tendências e a formulação das opiniões, basta que um determinado candidato seja sempre o primeiro ou o último no alinhamento das reportagem das campanhas e os resultados só por aí sofrem alterações importantes na formulação da opinião pública sobre um determinado candidato. Não pensem que o alinhamento que referi é feito de uma forma aleatória, não é feito de acordo com as pressões exercidas de fora para dentro, por isso pensem bem antes de votar mas qualquer das vias votem!!.

terça-feira, agosto 11, 2009

Gangsters e caramelos de fruta

Sempre gostei dos mais fracos, dos oprimidos e dos vilões. Nos filmes de cowboys torcia sempre pelos índios e nos filmes de gansters, o gangster, sempre o vi como um alter ego do que apetecia ser de cada vez que a minha professora da primária me perguntava pelos trabalhos de casa. Irromperia por aquela sala fria da minha escola com uma Tommygun e passava o resto da minha vida a fugir mundo a fora fazendo o que bem me apetecia e a comer todos os caramelos de fruta que eu pudesse e aguentasse claro está. Os filmes de gansters mostravam um deliquente querido do público, que tinha valores morais pois só roubava dinheiro do banco e nunca dos clientes que, enfim, que tinha desculpa por ser traquinas como eu e toda a miudagem queria ser e o era afinal. Parece que havia uma reserva moral para fazer o que estava errado porque, fora dessa reserva, seriamos sempre os policias e nunca os ladrões entenda-se. Podia contestar o poder chato da minha professora que me exigia os trabalhos de casa feitos sabendo muito bem que depois da escola eu tinha que ter uma vida de gangster a fugir dos polícias maus e a comer caramelos de fruta, como eu teria tempo para fazer os trabalhos de casa?! Não compreendia que não valia a pena viver a vida se não houvesse emoção e caramelos de fruta quantos eu quisesse, e por isso, eu tornava-me gangster de vez em quando e não fazia os trabalhos de casa. Afinal eu era aquele gangster dos anos trinta que o público gostava e aplaudia, que mal havia nisso não é verdade?! Por vezes temos que despertar o gangster que há em nós.

sábado, julho 04, 2009

Bater no fundo

Creio que tenhamos batido no fundo no que concerne a vida política Portuguesa. Actualmente a política portuguesa, no parlamento mais propriamente, está dominada pelos discíplos do contraditório, jotas com aspirações a conselho de admnistração e uns quantos que ainda não perceberam bem o que estão lá fazer mas, pelo sim pelo não como ser deputados ainda tem as suas benesses, vão ficando por lá. Não é um ambiente perfeito para proliferarem tecnocratas sem habilidade para o contraditório e com uma lingua que os compromete de cada vez que se ouve. A comunicação social sempre deu maior cobertura à polémica e menos à informação rigorosa sobre o debate geral da nação, e como tal, os disciplos do contraditorio fazem de seu repasto todos aqueles poucos tecnocratas que debatem ideias com a inflamação de umas quantas interprelações parlamentais e nos media a fazer valer o contraditório e a alimentar a polémica barata sem debater uma única ideia. Para mim, o exemplo paradigmático de um adepto do contraditório estéril em ideias é Paulo Rangel. Navega na mixórdia da polémica, não tem ideias e procura inflamar o seu discurso com propaganda barata sem conteúdo, é uma raposa que é da nossa opinião e da contrária se for necessário. Não está sozinho o aparelho do bloco central está bem cimentado nos media, e estes, trabalham para quem lhes paga o salário no final do mês ou não fossem os canais televisivos detidos por notáveis dos aparelhos políticos que pretendem lançar a mixórdia para denegrir a imagem de alguém e nunca para informar. Nisto, quem no "povo" poderá confiar na classe política? Será que compensa mesmo assim? O eleitorado tem a memória de um peixe e a formação de um azeiteiro e como diz o ditado, o crime compensa. Leva-me a pensar que o debate de ideias é uma miragem algures entre a terra de oz e Shangri-Lá como quem segue pela estrada dos tijolos amarelos. Haverá genuinamente espaço para o debate de ideias na política portuguesa? Creio que os tecnocratas se tenham amedrontado com esta gigante novela de faca e alguidar que é a política portuguesa e para trás ficaram os adeptos do contraditório e que fazem da polémica arma política. Esperemos mais independentes de vários quadrantes a candidatrem-se, precisamos deles desesperadamente!
Como diria um amigo meu, a política é uma coisa muito séria, pena é que não seja feita por gente séria. É altura de mobilizar em torno de movimentos cívicos para o debate de ideias fora dos aparelhos partidários.

domingo, junho 28, 2009

Neanderthais à solta

Como é que é possível que uma cambada de animais irrompa por um recinto desportivo, num jogo de juniores, e começe a atirar pedras para as bancadas após já terem vandalizado viaturas pelo caminho? Como é que uma pessoa que ocupa o cargo de Director no SLB ( vou escrever assim porque mal consigo pronunciar esse nome maldito), como é o caso de Rui Costa, esse grande azeiteiro de Ferrari, venha dizer que já teria alertado o Sporting Clube de Portugal, Instituição de bom nome e estirpe, para o facto de o recinto não ter condições para a realização de um jogo de júniores entre o Sporting e o SLB ? Que condições seriam essas? Jaulas?! A que chegámos nós? Isto parece a malta do Casal Sentista quando descia à vila para arranjar confusão!!! ( piada regionalista do Ribatejo Norte ou whatever that is ). Num jogo onde estavam crianças a jogar com as familias a verem o jogo, como é que é possível chegar a este extremo? Cada vez mais me orgulho em pertencer a essa grande familia que é o Sporting Clube de Portugal. No dia 06 deste mês vou fazer-me sócio.