domingo, maio 03, 2009
Gripe Suína - Vamos ajavardar a coisa
Esta história da gripe suína cheira-me mal ou não fossemos estar a falar de porcos ao fim ao cabo. Faz-me impressão esta colecção de eventos com os animais que, começando com doença das vacas loucas, passando para as galinhas, deixou em aberto a vaga para os porcos e, como nas restantes, ao que parece há uma empresa farmacêutica que, veja-se lá a coincidência, é a única que tem a vacina para esta gripe, e como tal, é imprescindível iniciar um plano de contingência internacional que culmina na aquisição dessa vacina a essa empresa, há lá coincidências do camano. Não querendo menosprezar a importância da prevenção neste e outros casos eu distancio-me da tentativa de instauração de pânico geral que os mass media pretendem ao incitarem o pânico para incendiar o medo de uns quantos hiponcondriacos a troco de shares televisivas custe o que custar. Distancio-me do pânico mas não da prevenção como tal, e como conheço uns quantos individuos que são uns autenticos javardos, assim que estes espirrrem, meto-os em quarentena de imediato sem hesitar. Por isso vou estar de olho em algumas personagens da vida politica Portuguesa assim que mostrarem sinais de gripe porque javardolas de aspecto e trato suíno já eles são só falta saber se estão com os espirros. Por fim resta-me deixar uma palavra aos suínos : Suínos do mundo inteiro, agasalhem-se, chá de limão com mel e caminha!!!
terça-feira, fevereiro 17, 2009
Querem ver que o xôr Marx tinha razão?!!
A propósito de uma afirmação de um notável economista da praça dizendo que o Neoliberalismo estava a ser substituído por uma maior intervenção do Estado e que este tinha que se adaptar à nova realidade apesar de já não estar habituado, devo colocar a seguinte questão rápida simples e concreta, se está previsto nos modelos economicos amplamente aceites por todos os académicos da área porque é que foi preciso deixar bater no fundo? Se o fluxo monetário de consumo era superior à riqueza gerada ( contrasenso em termos mas a forma mais fácil de explicar) e isso iria acarretar problemas de liquidez aos bancos, volto a perguntar porque é que foi necessário deixar chegar a este ponto?
O Sr. Marx dizia o seguinte:
"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
Karl Marx, in Das Kapital, 1867
Querem ver que o Sr. Marx tinha razão?!
O Sr. Marx dizia o seguinte:
"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
Karl Marx, in Das Kapital, 1867
Querem ver que o Sr. Marx tinha razão?!
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
Mister Sampaio
Foi com deleite que ouvi o discurso de Jorge Sampaio na TSF a falar acerca do estado actual das coisas a nível mundial, e mais particularmente, na Europa. Expressões como Neoliberalismo ou combate ao neoliberalismo que já não ouvia à tanto tempo fez-me lembrar que por aí há uma esquerda mais realista e menos demagógica ao contrário da esquerda conformista a tentar fazer o melhor possível do neoliberalismo selvático que temos hoje em dia. A esquerda robin hood do tira ao rico para dar ao mais pobre é ensonsa, falta sal pungente e realismo de governação. Quanto à direita está a ser o que sempre foi um mar de oportunistas baratos e chicas espertices. Volta Sampaio estás aperdoado ;)
segunda-feira, janeiro 05, 2009
Estranho
Hum...achei estranho, muito estranho este ano não ouvi o epêpêpê nem o oh meu amigo charlie woh woh. Algo de estranho se passa.
terça-feira, dezembro 23, 2008
quinta-feira, novembro 27, 2008
Pormenor delicioso
É curioso como se tratam das coisas cá neste burgo que é Portugal. Uma empresa detentora do monopólio da refinação aumenta os preços desmesuradamente sem rei nem roque com uma Alta Autoridade da Concorrência que se baixa perante esta mesmo quando se verifica concertação nos preços entre as gasolineiras tendo a Galp como principal motora dessa concertação. Após isto, e depois de verificarem que a Galp estava a ter diminuição de clientes devido a questões de má imagem e concorrência dos hipermercados revendedores dos seus próprios produtos, sim é isso mesmo que leram, os hipermercados compram à Galp a gasolina e o gasóleo que nesses postos são vendidos cerca de 10 cêntimos mais barato que nos postos Galp, mais, agora como a imagem da Galp está pelas horas da amargura, a Galp serve-se da Televisão estatal para promover a sua imagem anunciando descontos no combustível ao fim de semana e nova descida de preços, apesar de continuar a ser a mais cara, com direito a directo da Têbê. É escandaloso o que se está a passar sabendo que a Galp tem o monopólio da refinação e sabendo que é uma empresa estatal com capital privado que é o mesmo que dizer que há uns quantos privados a terem lucro fácil com o negócio estatal. Ora bolas!!!!
A propósito de Galp, em Espanha os postos da Galp já vendem Biocombustível e por cá quando será? Ou será que interessa? I wonder!
A propósito de Galp, em Espanha os postos da Galp já vendem Biocombustível e por cá quando será? Ou será que interessa? I wonder!
domingo, novembro 23, 2008
Segredo da longevidade
Diz uma das pessoas mais velhas do mundo, uma senhora escocesa de 105 anos, que o segredo da sua longevidade foi nunca ter practicado sexo. Ora, pergunto-me, como é que ela sabe?????!!!! imaginem se a bendita senhora experimenta e se apercebe que se sente bem na mesma? Vai morrer fulminada no instante assim que perceber o tempo que perdeu, uns 80 e tal anitos muitos bons momentos bem passados.
quarta-feira, novembro 05, 2008
Congratulations America the dream is still alive
Na minha vida já vivi vários momentos históricos e o de esta madrugada foi mais um. A eleição do primeiro presidente de origem africana dos Estados Unidos da América foi um momento marcante na minha vida como espectador atento dos desenvolvimentos da política internacional e como cidadão deste mundo cada vez mais interligado entre povos e uma cultura tendencialmente comum. É marcante não tanto por ser de origem africana mas por representar a mudança que a sociedade Norte Americana sofreu, e irá sofrer ainda mais, para romper os dogmas WASP de eleger tripulantes do Mayflower. É histórica mas resvestido de uma dupla responsabilidade para o Senhor Barack Obama, o de não comprometer este ciclo de mudança que se inicia, o de não defraldar espectativas. Agora é ver para querer mas a determinação deste novo presidente pode transmitir alguma segurança no sentido de podermos esperar de facto mudanças a todos os níveis nos Estados Unidos. As mudanças, claro está, serão graduais mas clivantes.
Parabéns senhor Obama!!!
Parabéns senhor Obama!!!
terça-feira, novembro 04, 2008
Spooortiing!!!!!!
Cada vez mais, apesar de me fazer sofrer às vezes, gosto do meu Sporting. Quanto a mim personifica aquilo que o meu país deveria ser actualmente, humilde, sem dar passos maiores que as pernas, mangas arregaçadas e força de vençer, aliás, força de Leão. Não fazemos show-off com jogadores que chegam de jacto particular nem manipulamos a imprensa somos o grande Sporting com adeptos com raça de Leão, Viva o Sporting!!!!!!!!!!!!!!!!!!
terça-feira, outubro 21, 2008
Está demais
Os motores de busca são fantásticos, surprendem-nos a todo o momento. Claro está que neste caso refiro-me a um registo de entrada no Raminhos de alguém que foi pesquisar " Como convencer a esposa Dominatrix?" e veio parar cá no burgo, que fantástico, mesmo a propósito!!! Vou elaborar o manual de Instruções para uma esposa Dominatrix que nos dá taú taú mas a gente gosta e pede por mais. Aguardem!!!
domingo, outubro 19, 2008
Cinzento
Portugal está cinzento quão cinzentas são as pessoas que vivem em Portugal descendentes daqueles que ficaram na praia algures na nossa História. Como alternativa temos o Gato Fedorento para recorrer ao Humor para colorir um pouco estes tons de cinzentos. Até aqui tudo bem mas eis que começa o problema para mim, ou seja, estou farto dos Gatos Fedorentos. Tinha-os em conta como uma voz da esquerda utilizando o humor como ferramenta para abrir os olhos e colorir este cinzentão em que este país mergulhou mas, para mim, perderam todo o seu elan quando agiram numa lógica do mais básico capitalismo selvático ao trocar a RTP pela SIC, não que tenha uma perdilecção especial peal RTP, para fazerem o mesmo programa que estavam a fazer na RTP. Gostaria de ter um movimento humorístico de qualidade sem recurso ao humor de taberna a criticar um governo que na práctica age sob os mesmos princípios que fazem estes gatos ao mudar pelo Euro. Não tenho paciência para o humor deles, é juvenil demais e perdeu sentido.
terça-feira, outubro 07, 2008
O capitalismo morreu?
Só título fez alguns remexerem-se nas cadeiras outros esfregarem as mãos de contentes mas é isto e muito mais, o que suscita esta questão. O que se está a passar actualmente nos mercados internacionais com a falência de bancos e, inclusivamente, de países, pelo menos, o espectro das suas falências, faz com que muitos tenham reflectido acerca da possível falência do modelo capitalista. Não pretendo fazer a apologia do capitalismo mas creio, todavia, que esta crise não seja suficiente para falir, digamos assim, esse sistema politico-económico mas sim para alterar radicalmente a posição que o Estado como regulador da actividade económica preconizada por players ávidos de lucros fáceis a qualquer preço, e na forma como certos apologistas do capitalismo pensavam que esse sistema aguentaria em termos de prácticas mais criativas de especulação de mercados e negócios de puro chico espertismo com a mão sinistra de uma certa classe política teve por enquanto formas de se manter no poder graças ao imobilismo cívico dos eleitores em geral. É nesta altura precisamente que o movimento cívico deverá crescer com a participação da população em movimentos cívicos de catarse política à forma de fazer política actual. Toda esta crise estava anunciada e os responsáveis identificados desde à muito tempo, resta saber quando e como os responsavéis serão responsabilizados.
Quanto à questão acerca do Capitalismo, ou seja, se este morreu ou não, responderei qe não mas que toda uma séria de correntes ideológicas perniciosas e periféricas como o neo-colonialismo sim, estas morreram porque a salvação desta crise é repartir a riqueza e investir na criação de classes médias em pontos do globo onde a pobreza reinava. Assim, os Estados Unidos não serão a única salvação aumentando as exportações para os Estados Unidos a custo de uma classe média norte-americana com poder de compra fictício, mas sim, a emergente classe média chinesa e indiana.
Quanto à questão acerca do Capitalismo, ou seja, se este morreu ou não, responderei qe não mas que toda uma séria de correntes ideológicas perniciosas e periféricas como o neo-colonialismo sim, estas morreram porque a salvação desta crise é repartir a riqueza e investir na criação de classes médias em pontos do globo onde a pobreza reinava. Assim, os Estados Unidos não serão a única salvação aumentando as exportações para os Estados Unidos a custo de uma classe média norte-americana com poder de compra fictício, mas sim, a emergente classe média chinesa e indiana.
sábado, setembro 27, 2008
Até sempre
Lamento o facto de não escrever com mais frequência mas lamento ainda mais fazê-lo por motivos de força maior. Na passada quinta-feira o meu querido avô faleceu, e como tal, não poderia deixar de escrever algumas palavras acerca do meu avô. O que poderei dizer acerca do homem que me ensinou a atar os sapatos e que me ensinou que o esquecimento nunca fez falta nenhuma a ninguém? Há poucas palavras mas muitas recordações e emoções agora que já não poderei conviver com ele como fazia até aqui. Um grande sportinguista e se eu o sou hoje a ele o devo, aliás, eu e toda a família a partir do momento em que me colocou a questão se eu queria ser do sporting ou do sporting, claro está. Sinto falta daquele homem metódico, organizado e com um coração do tamanho deste mundo, calmo, sereno, inteligente e muito bem humorado. Enfim, é do meu avô que refiro, ele era isso tudo e muito mais, era o meu querido avô e para ele um Até sempre avozinho!!!
P.S. : Avô ainda não me esqueci de como se joga xadrez mas agora já o consigo vençer numa partida, ou não.
P.S. : Avô ainda não me esqueci de como se joga xadrez mas agora já o consigo vençer numa partida, ou não.
sábado, setembro 20, 2008
Roubaram a ideia!!!
Ora imaginem lá um governo de Maioria a ver uma ideia trazida por um pequeno partido com assento na Assembleia como que furtada do seu baú de surpresas modernas que gostam mostrar aqui e acolá para fazer ver a todos como estamos tão evoluídos e modernos, pena é que esta matéria ainda não tenha sido legislada à muito tempo mas as coisas cá por este burgo demoram o seu tempo. É curioso que o PS, estando em linha com o PSOE, agora que o projecto-lei sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi trazido pelo BE vá votar contra apenas pelo facto de não querer votar a favor de um projecto da oposição, é patético e irresponsável para os mais altos e desinteressados interesses que deveriam zelar. Não consigo conceber que não seja permitido o acesso ao casamento civil a duas pessoas do mesmo sexo, apesar de, por mim, casamento nem civil nem de outra espécie mas deverá sempre haver liberdade para quem quiser o fazer, eu e a minha companheira não o fizemos nem vamos fazer por questões ideológicas. Voltando à questão do Partido Socialista, choca-me, ou talvez não, esta formazinha ( esta é a expressão correcta por que é mesquinha) de fazer política que impede um Partido de votar num projecto-lei só pelo facto de não ter sido apresentado pela sua bancada, não me entra na cabeça.
domingo, setembro 07, 2008
Livres mas não transparentes
Não podia deixar de escrever acerca das eleições realizadas em Angola por vários motivos dos quais destaco a natural e evidente afinidade que tenho por esse país que me viu nascer. Não posso estar inteiramente satisfeito com as eleições na medida em que estas foram controladas pelos meios do poder, ou seja, com um MPLA a dominar todas as esferas do poder político local regional e nacional, bem como, os meios de comunicação social, as eleições foram livres mas não transparentes. Contudo, espero que desta vez o povo Angolano seja mais exigente para com quem os governa porque foram eles próprios que os escolheram.
terça-feira, agosto 05, 2008
Férias não merecidas mas são férias na mesma
Férias não merecidas mas são férias na mesma. Vou fazer uma gazeta, maior do que já tenho feito no Raminhos, para retemperar forças e porque, o momento actual, não é o mais fértil em ideias para escrever. Não, não as coisas não estão bem melhores no país e no mundo, estão é absolutamente amorfas e a estravasarem os limites do ridiculo de uma forma que até fico sem reacção a pensar se será mesmo verdade o que vejo ou se deverei estar quietinho e esperar por acordar porque tudo isto é um daqueles sonhos Kafkeanos ( que estrangeirismo tão mal metido mas enfim estou de férias) manhosos que nos fazem suar. Até breve!!!
sexta-feira, julho 04, 2008
As mais pequenas coisas
São as mais pequenas coisas que nos fazem pensam ou que, noutras circunstâncias, nos fazem ser aquilo que nós não pensamos ser. Eu explico-me, no meu trabalho lido com empresas exclusivamente e o discurso é unânime, isto está mal....a crise....antigamente é que se ganhava dinheiro e tal..., entretanto, eu entro pela empresa a dentro e peço para falar com o responsável e este, invariavelmente, está de férias no Brasil, Croácia, Algarve etc etc...Isto leva-me a ter uma opinião muito concreta acerca de toda esta situação que é a seguinte: Crise há e sempre houve e haverá mas os que se distinguiram dessas crises foram sempre aqueles que, de uma forma inteligente, perceberam que tinham que inovar e apertar o cinto, dosoutros nunca mais se ouviu falar deles, os seus lamentos esvairam-se nos tempos. Os discursos miserabilistas pecam por raramente trazerem ideias e só causam ruído porque, parafraseando Mário Cesariny, afinal o que importa não é ter fome porque assim como assim ainda há gente que come.
Lembro-me de lanchar todos os dias um pão com manteiga e fiambre e um sumo de laranja arrematado com um café no final que era um estalo pás!! Agora não o faço custa mais de cinco euros a brincadeira mas como um iogurte na vending machine que custa 80 cêntimos e que fazem as vezes do meu pão com manteiga e fiambre e um sumo de laranja arrematado com um café no final. Assim como assim ainda há gente que come, a minha vida teve que mudar e aprendi a dar valor a outros prazeres da vida que, actualmente, fazem a minha delícia de viver e sou feliz, temos que inovar.
Lembro-me de lanchar todos os dias um pão com manteiga e fiambre e um sumo de laranja arrematado com um café no final que era um estalo pás!! Agora não o faço custa mais de cinco euros a brincadeira mas como um iogurte na vending machine que custa 80 cêntimos e que fazem as vezes do meu pão com manteiga e fiambre e um sumo de laranja arrematado com um café no final. Assim como assim ainda há gente que come, a minha vida teve que mudar e aprendi a dar valor a outros prazeres da vida que, actualmente, fazem a minha delícia de viver e sou feliz, temos que inovar.
quarta-feira, junho 25, 2008
Larápios de luxo
Se há uma Instituição que, em qualquer país do mundo, deve funcionar minimamente bem e não ter sob esta um manto negro de parcialidade e discriminação, esta é a Justiça. É isso que distingue um território habitado por pessoas de um país de pleno direito. Por cá, há individuos que desviam, furtam e falsificam, mas que, a Justiça parcial, peca por lhes dar o tempo necessário para fugirem e esta demorar a tomar medidas para encarcerar o criminoso. É claro que, ninguém no seu perfeito juízo faz semelhante acto sem querer, há algo, um denominador comum, o dinheiro. Na justiça Portuguesa o dinheiro baixa a venda da Sra. Justiça.
quarta-feira, junho 11, 2008
O Dia da Raca ou Caca ou Laca ou lá o que seja
O comentário do Presidente da República Anibal nunca me engano e raramente tenho dúvidas Cavaco da Silva, proferido no dia 10 de Junho dia de Portugal e das comunidades Portuguesas a próposito da greve dos camionistas em que disse que aquele dia não para fazer comentário acerca da greve por que era o dia da Raça, foi manifestamente infeliz. Primeiro que tudo, se não tinha comentários a fazer estava calado ou comia uma fatia de bolo rei para evitar verborreias inúteis e incómodoas como é hábito nele. Em segundo lugar, essa história das raças, tanto quanto sei, só se aplica, no dia 10 de Junho, aos Cães de Água Portugueses, Podengos, Castros Laboreiros, Serras D´aire, Rafeiro Alentejano, Perdigueiros, Galinhas Perdês, Garrano, Cavalos Lusitanos, Cavalos Sorraia, Vacas Barosã, Vacas Taurinas, Vacas de Alentejanas, etc etc... agora eu pergunto-me, o que é que isso tem a ver com a greve dos camionistas ou com o dia de Portugal???? E os rafeiros? Não têem direito é?! O Paulo Portas é que esteve bem após visitar a Feira da Agricultura em Santarém ao dizer que o comentário do Presidente não o chocava e que estava confortável com isso. De facto, estava no sítio certo para promover as raças portuguesas de bois e cavalos e daí estar em sintonia com o Presidente, só pode.
Daqui para a frente o Presidente tem que começar a levar um tuperware com umas fatias de Bolo Rei para evitar falar tanto que é como quem diz não dizer tantas asneiras.
Daqui para a frente o Presidente tem que começar a levar um tuperware com umas fatias de Bolo Rei para evitar falar tanto que é como quem diz não dizer tantas asneiras.
sexta-feira, junho 06, 2008
Iron Maiden
Tenho que dar os meus parabéns ao PSD/PPD por finalmente encontrar um lider, neste caso uma lider qual Dama de Ferro, que coloque o Partido no seu lugar, ou seja, na ala Liberal de Direita Conservadora Católica a que sempre pertenceu apesar de se ter intitulado de Social Democrata num golpe de marketing político para angariar votos dos mais incautos. Pois é, nada dessas mariquices de Esquerda e de Social não sei quê e tal, agora são de Direita e o grande perigo são os comunistas e bloquistas que, como todos sabemos e a Dama de Ferro confirma, comem criancinhas ao pequeno almoço. Agora finalmente o PSD/PPD já tem um Bilhete de Identidade, espero só que vá acompanhar, em dimensão e expressão, o seu congénere PP lá para os lados da Quinta da Marinha onde tem eleitorado e gente com pachorra para os aturar.
Para quem pensou que me tinha esquecido do PS de Sócrates, enganam-se, daqui lanço o repto para o PS encontrar a sua direcção de uma vez por todas. Ou são de Esquerda mesmo, ou então, arranjam uma Dama de Ferro versão Rosa para se colocarem nas políticas direitistas que têem vindo a desenvolver e, com um pouco de sorte, haverá guarita para eles lá na Quinta da Marinha.
P.S: Agora que vamos ter uma versão retardada da Dama de Ferro à Portuguesa, só espero que isso traga um Punk Português da mesma qualidade de Sex Pistols quando estes surgiram em pleno governo de Margaret Thacther.
Porreiro pá!
Imagem retirada do blogue wehavekaosinthegarden.blogspot.com
Para quem pensou que me tinha esquecido do PS de Sócrates, enganam-se, daqui lanço o repto para o PS encontrar a sua direcção de uma vez por todas. Ou são de Esquerda mesmo, ou então, arranjam uma Dama de Ferro versão Rosa para se colocarem nas políticas direitistas que têem vindo a desenvolver e, com um pouco de sorte, haverá guarita para eles lá na Quinta da Marinha.
P.S: Agora que vamos ter uma versão retardada da Dama de Ferro à Portuguesa, só espero que isso traga um Punk Português da mesma qualidade de Sex Pistols quando estes surgiram em pleno governo de Margaret Thacther.
Porreiro pá!
Imagem retirada do blogue wehavekaosinthegarden.blogspot.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)